quarta-feira, outubro 9

Fim da campanha Agosto Dourado: Banco de leite Humano receberá doação da Estácio Brasília de recipientes próprios para armazenamento de leite materno

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Durante o mês de agosto, devido a campanha Agosto Dourado, sancionada pela Lei n° 3.437/2017, que traz o incentivo ao Aleitamento Materno, estudantes da Estácio Brasília arrecadaram quase 50 potes de vidro que, é único recipiente que conserva o leite materno, e doarão ao Banco de Leite Humano (BLH) do Distrito Federal.

Nem toda mãe pode amamentar, por isso, muitos bebês dependem da doação de leite feita por mães voluntárias aos Bancos de Leite Humano. O alimento que, antes de ser distribuído passa pela pasteurização – procedimento que elimina os microrganismos – somente pode ser conservado em potes de vidro com tampas plásticas e boca larga, evitando a contaminação e mantendo os nutrientes até o bebê ser servido. Ao serem doados, os potes são esterilizados pelos bancos maternos e enviados às mães que farão a doação.

De acordo com a mestre em enfermagem da Estácio Brasília, Márcia Lobo, especialista na Saúde da Família e em Urgência e Emergência, as maternidades têm muita carência de doação de leite materno, mas, também, do material que o armazena e, com o objetivo de ajudar nessa causa, a Estácio Brasília movimentou os estudantes na arrecadação desses recipientes que poderão ganhar 10h complementares no curso.

A doação, tanto dos recipientes, quanto do próprio leite, pode ser feita nas unidades BLH do DF, ou coletados em casa, mediante o armazenamento até 10 dias após a coleta imediata no vidro. A solicitação e agendamento pode ser feita pelo Disque 160 – opção 4, onde a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros para o recolhimento na casa de doadoras, que também inclui coletas nas cidades do Goiás localizadas no entorno do DF.

“A amamentação é essencial para o desenvolvimento e crescimento saudável dos bebês. Já temos estudos que comprovam que o leite materno é capaz de reduzir em até 13% as mortes neonatais e das crianças de até 05 anos de idade”, relata a Márcia Lobo.

De acordo com o último relatório da Rede Brasileira de Banco de Leite, a rede do DF é a mais bem equipada do país e é a única cidade do mundo com auto-suficiência do alimento em unidades neonatal, segundo a SES/DF. Somente no primeiro semestre deste ano as doações supriram quase 8 mil bebês, com mais de 10.990 litros de leite doados.

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta