segunda-feira, abril 29

Entenda como sinais de parada cardíaca podem surgir até 24h antes antes do evento

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A parada cardíaca é uma condição séria que pode ocorrer de forma súbita e sem aviso prévio. Embora seja abrupta, a parada cardíaca pode apresentar sintomas indicativos até 24 horas antes de ocorrer, conforme descobriram pesquisadores do Instituto do Coração Smidt, no Centro Médico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos.

Segundo o cardiologista do Instituto do Coração de Taguatinga (ICTCor), Ernesto Osterne, a parada cardíaca geralmente é causada por uma arritmia grave que coloca o indivíduo em risco de vida. Ele destaca que o quadro pode ser reversível ou não, dependendo da experiência dos profissionais de saúde que realizam o primeiro atendimento e da rapidez do socorro.

“É importante entender que a parada cardíaca é a interrupção súbita dos batimentos cardíacos, normalmente causada por arritmias graves, exigindo intervenção imediata como RCP e desfibrilação. Essa é uma condição de emergência médica crítica, mas que tem causas e abordagens terapêuticas distintas”, esclarece Osterne.

De acordo com o especialista, a parada cardíaca costuma não apresentar sintomas quando é causada por doenças estruturais em indivíduos mais jovens entre 15 e 29 anos de idade. Ele observa que, nesses casos específicos, o problema geralmente ocorre durante esforço físico intenso, seguido de arritmia e morte súbita.

Por outro lado, a parada cardíaca decorrente de doença aterosclerótica, que é quando existe o acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias, o que causa obstrução do fluxo sanguíneo, essa sim pode apresentar alguns sinais. O principal sintoma é a angina, também conhecida como pré-infarto, que se manifesta como uma dor torácica intensa.

O médico destaca que a angina pode se manifestar como um desconforto no lado esquerdo do peito e até mesmo na região do estômago, podendo irradiar para o braço esquerdo, ambos os braços e pescoço. Isso é o que chamamos de angina, um sinal de alerta para o infarto.

Os pesquisadores do Instituto do Coração Smidt, no Centro Médico Cedars-Sinai, nos Estados Unidos, também destacam que os sintomas são diferentes entre homens e mulheres. Enquanto os homens geralmente sentem dor no peito, as mulheres podem apresentar falta de ar. No entanto, ambos os sexos podem experimentar sintomas como palpitações, atividades semelhantes a convulsões e sintomas semelhantes aos da gripe até 24 horas antes da parada.

Osterne conclui enfatizando que 90% das paradas cardíacas ocorrem fora do hospital, resultando em morte. Ele ressalta a importância de reconhecer os sintomas de alerta para realizar uma triagem eficaz e acionar o serviço de emergência precocemente, o que pode levar à intervenção e prevenção da morte iminente.

É importante lembrar que as doenças cardíacas são responsáveis por quase um terço das mortes no Brasil, sendo o estilo de vida um dos fatores de risco. Atualmente, cerca de 14 milhões de brasileiros sofrem de alguma doença cardiovascular, conforme dados do Ministério da Saúde (MS).

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta