segunda-feira, agosto 15

Trattoria da Rosário: O italiano mais premiado de Brasília comemora 20 anos

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Trattoria da Rosário celebra com menu especial de clássicos da casa

A Trattoria da Rosário, endereço certo para os que buscam o melhor da gastronomia italiana em Brasília, comandada pelo premiado chef napolitano Rosário Tessier, que de perto administra uma das mais tradicionais cozinhas da capital, completa 20 anos em 2022. Para comemorar a data, ele elaborou um menu harmonizado com os pratos clássicos e mais apreciados pela exigente clientela, como: Gamberi Primavera, Filetto “Palio de Siena” Bismarck con Gnocchi, Controfiletto di Agnello, dentre outras delícias. A celebração acontece no dia 10 de agosto, a partir de 19:30h, com o menu harmonizado. Porém, os comensais poderão apreciar os icônicos pratos do dia 11 até 13 de agosto.

O menu será servido em três etapas: entrada, prato principal e sobremesa – onde o cliente poderá escolher a sequência de acordo com o que desejar. Além disso, cada um dos participantes poderá circular na casa com sua taça e degustar de todos os rótulos – mais de 50 – que estarão disponíveis nas ilhas de parceiros como Del Maipo, Mistral, Wine Brands, Casa Valduga, Videira Vinhos, Más Vino, Enoteca Decanter, WINE 7 , Vinhos SA e  Due Vinhos. Bebidas como água, refrigerantes, chá e café também estão incluídos. Para animar o momento, a atração musical ficará por conta da talentosa Ana Lélia. O investimento é de R$249,00 por pessoa.

Trattoria da Rosário

De olho no cliente

O diferencial da casa é a sensação de acolhimento e a gentileza com todos os clientes. Outro destaque é a presença do chef nos salões, sempre checando pessoalmente a satisfação dos frequentadores. A grande estrela é, sem dúvidas, a comida – que transporta os comensais diretamente para a Itália. O menu é clássico, bem elaborado e traz muitas referências napolitanas. No entanto, passeia por várias regiões agregando frutos do mar, caças e massas.

Mas, como diz o chef, ninguém faz nada sozinho. A equipe afinada é que dá a liga necessária para que tudo ande da forma certa. O atendimento é impecável e os garçons prestativos que estão sempre aptos a informar todos os itens do cardápio e as harmonizações perfeitas, tudo sob o atento olhar de Tessier.

Trattoria da Rosário

Uma história de comprometimento e sucesso

O sonho de ter seu próprio restaurante se realizou em 21 de abril de 2002, quando abriu as portas da Trattoria da Rosário, que logo se tornou um conceito de excelência da gastronomia italiana. A casa é a realização do napolitano que, em 1994, chegou à Brasília à convite do empresário português Antônio Alves para assumir temporariamente a cozinha do GAF e aqui fixou residência. Conseguiu com muito trabalho transformar seu restaurante em um dos mais renomados e frequentado por personalidades influentes da política e da alta sociedade da capital federal. Quem vê a casa hoje, com reservas esgotadas quase diariamente, não imagina o início de grandes dificuldades e trabalho árduo do chef Rosário, que agora celebra os 20 anos de história.

O sucesso do seu restaurante está ligado intrinsecamente à qualidade dos produtos e matéria prima que utiliza na elaboração dos pratos, garante Tessier, que supervisiona diariamente todos os produtos utilizados na cozinha, que na sua maioria são importados.

Trattoria da Rosário

Além disso, o chef prioriza a compra de insumos locais, garantindo matérias frescas e de origem confiável. “Mas, isso não é tudo. Além de produtos de alta qualidade, o atendimento é primordial, pois atenção e cortesia fazem parte do nosso lema”, afirma. “São valores fundamentais para que nossos clientes se sintam em sua própria casa”, completa o chef

O começo

A história de vida do chef Tessier se funde com a da gastronomia, pois desde pequeno na Itália, já formava suas profundas raízes culinárias na família de origem humilde com 12 irmãos. “A vida sempre foi muito difícil e todos tínhamos que trabalhar”, ressalta o premiado chef, com toda a simplicidade e orgulhoso de suas origens. A maior influência gastronômica veio do pai, que gostava de cozinhar nos finais de semana os peixes e frutos do mar frescos, base da cozinha mediterrânea e que hoje é o carro-chefe de seu restaurante.

Rosário passou toda infância e adolescência na pequena Collina dei Camaldoli, que fica a 457 metros acima do nível do mar, e de onde se tem uma das mais belas vistas da cidade de Nápoles. Aos 15 anos o jovem Tessier já trabalhava no Ristorante La Contessa, próximo à sua casa. Com essa pequena experiencia, e já fisgado pela gastronomia, em 1978, o jovem Tessier saiu de Nápoles para trabalhar no norte da Itália, passando por diversos restaurantes da Itália e de outros países da Europa.

Ganhou experiência em locais como Rimini, Ilha de Elba, Toscana e Emilia Romagna onde atuou por 10 anos. De lá, foi convidado para trabalhar em  restaurantes estrelados na Inglaterra e Espanha. A vinda ao Brasil, aconteceu por meio do convite do amigo de juventude, Maurizio  Ruggero, empresário do ramo do turismo, que havia comprado o restaurante Enotria, à época, muito badalado em Copacabana e que pertencia a Danio Braga.   O restaurante mudou de nome passando a se chamar Vin Santo,  já sob o comando  Tessier. No Rio de Janeiro prestou consultoria para renomado restaurante do Sheraton, onde obteve grande reconhecimento pelo requintado hotel.

No Sheraton conheceu o empresário português Antonio Alves que o convidou para assumir a cozinha GAF. O convite era temporário, mas em 1994, quando desembarcou na capital do país com status de grande chef,  passou a atuar nos restaurantes mais sofisticados da cidade e aqui criou raízes. Além do GAF, inaugurou o Bocca della Veritá,  passou pelo  Parthenopea, Trastevere e por último o I Maestri. Trabalhando arduamente, nunca perdeu a oportunidade de adquirir conhecimentos e acumular experiências, que hoje lhe conferem o título de um dos mais reconhecidos chefs do segmento no Brasil.

Colecionador de Prêmios

Atualmente a Trattoria da  Rosario possui títulos dos mais importantes veículos especializados em gastronomia, sendo vencedor de todos os prêmios de Melhor Italiano da VEJA Brasília “Comer & Beber” de 2004 até 2013, títulos do Guia Quatro Rodas de Melhor Restaurante Italiano nos anos de 2012 e 2014 e Revista Gula. Recebeu  prêmios em diversas edições da Revista Encontro Gastrô , como Mlehor Restaurante Italiano, e por último Melhor Restaurante da Capital. Para consagrar o sucesso da casa, Tessier recebeu no Consulado da Itália, em São Paulo o certificado Ospitalità Italiana — Ristoranti Italiani nel Mondo, concedido pelos ministérios da Cultura, Turismo, Relações Exteriores e da Política Agrícola da Itália, como reconhecimento aos estabelecimentos que promovem de forma autentica e com extrema qualidade a gastronomia daquele país.

Filiado da FIC – Federazioni Italiana di Cuochi, recebeu, em 2021, a Medalha Master Chef – título de reconhecimento pela instituição internacional aos profissionais que atuam por mais de 25 anos e respeitam as tradições da culinária italiana pelo mundo.  No mesmo ano, Rosario Tessier foi agraciado com a Medalha Mérito Buriti, entregue em solenidade pelo governador do DF.

Fotos: Acervo Pessoal

Share.

About Author

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 23 anos, amante de viagens e gastronomia. instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta