domingo, outubro 13

Península Valdés – um verdadeiro contato com a natureza

Pinterest LinkedIn Tumblr +

segundo dia de viagem em Puerto Madryn começou cedo. As 7h40 da manhã nosso transfer chegou para nos levar a um passeio pela Península Valdes. O local fica a 200 km de distância da cidade e fomos de transfer. Ao longo do caminho, nosso motorista foi nos contando e mostrando diversas curiosidades da região. 

O trajeto até a Península Valdes é confortável, a estrada muito bem pavimentada e sem congestionamentos.

Para entrar no parque que fica localizado a península é necessário comprar um ingresso, que para nós turistas custa 2.800 pesos (conferir o valor do dia) e deve ser pago em dinheiro em espécie. 

Península Valdés

Mirante do centro de visitantes

Durante o caminho conhecemos um animal típico da região chamado Guanaco , são parentes das llamas, camelos e alpacas pois são ruminantes.

Península Valdés

Guanacos no parque da Península Valdés

Nossa primeira parada foi no centro de visitantes do parque. Na visita é possível entender o que será visto durante o passeio, aprender sobre a fauna e flora local e ver o impressionante esqueleto de uma baleia Franco austral 

Logo em seguida fomos em direção a parte norte da Península Valdes. De lá pudemos ver elefantes e lobos marinhos. Fomos justamente na época do ano na qual elas migram para a Patagônia Argentina. 

Península Valdés

Vincente, nosso guia, contou que os elefantes marinhos podem pesar mais de 3 toneladas e passar dos 3m de comprimento, e são seletivos em sua alimentação, o que faz com que eles cheguem a uma profundidade de 2km em busca de alimentos no oceano. Os lobos marinhos, mais modestos, podem pesar ate 300kg e ter ate 2,8m, e chegam a uma profundidade de até 200m. 

Nossa ultima parada antes do almoço foi na Caleta Valdes, onde foi possível ver os pinguins. Eles chegam nessa região em meados de setembro e ficam até metade do mês de março, quando migram para o sul do Brasil. Esses pinguins, como contou nosso guia, são territoriais e anualmente voltam para o mesmo ninho por toda sua vida. 

Península Valdés

Após avistarmos os pinguins, fomos em direção ao restaurante do mirante La Elvira. Ele não tem um cardápio com muitas opções, então é recomendável que leve comida se possui uma dieta restrita. 

Península Valdés

Mirador La Elvira

Logo após o almoço fomos para Puerto Pirámides, nossa última parada. A cidade de aproximadamente 600 habitantes fica dentro da reserva do parque da Península Valdes.  A cidade, apesar de pequena, possui seu charme. Durante determinadas épocas do ano é possível avistar baleias e orcas. 

Península Valdés

Mirante de Puerto Piramides

Após Puerto Piramides, retornamos para a cidade de Puerto Madryn. O passeio todo durou cerca de 6h. É recomendável que leve água e vá usando roupas confortáveis e um agasalho, pois venta muito e pode fazer frio.

Pela noite, optamos por jantar em um restaurante de massas – Fervor Pasta y Pizza. Todos os pratos estavam deliciosos, mas aplausos para a deliciosa e tradicional panqueca de doce de leite argentino que foi uma das melhores que provamos na Argentina.

Península Valdés

Fervor Pasta y Pizza

Nossa noite parou por aí. Fomos dormir cedo pois estamos exaustos e tinhamos mais passeios no dia seguinte.

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta