quinta-feira, setembro 12

Concerto Negro recebe Martinho da Vila e exalta riqueza cultural africana na Caixa Cultural Brasília

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Caixa Cultural Brasília…

 # Orquestra Zumbi dos Palmares, Coral da Família Alcântara e o Desfile Beleza Negra também fazem parte da programação na Semana da Consciência Negra. 

A Caixa Cultural Brasília recebe pela primeira vez a edição do Concerto Negro, criado há 30 anos pelo cantor Martinho da Vila e o Maestro Leonardo Bruno. A ideia do projeto é unir música popular e erudita com referências da cultura afro-brasileira com um repertório que recebe tratamento orquestral. As apresentações acontecem nos dias 24 e 25 de novembro. O evento está inserido na Semana da Consciência Negra, com entrada gratuita.

O Concerto Negro une três expoentes da cultura brasileira em duas apresentações conjuntas: Martinho da Vila, que interpreta canções e comenta a atuação do negro na música erudita brasileira, a Orquestra Zumbi dos Palmares com a regência do Maestro Leonardo Bruno e o Coral da Família Alcântara de Minas Gerais, composto por 20 integrantes descendentes da matriarca Vó Mena, engajados na preservação da cultura quilombola.  “É um concerto meio didático, antes da execução, explico ao público sobre a relevância das obras e dos autores, como Padre José Maurício, que era negro e foi o primeiro compositor nacional erudito reconhecido.”, exemplifica Martinho da Vila.

O Concerto tem a assistência de direção musical do Maestro Fabiano Medeiros e a  realização da produtora do Beco da Coruja.

Sobre o Concerto Negro

A ideia do Concerto Negro nasceu em 1988, ano em que o cantor e compositor Martinho da Vila, junto com o maestro Leonardo Bruno, atuaram num projeto de integração clássico-popular. A partir daí, resolveram dar continuidade ao concerto que mostra a participação do negro na música erudita, já tendo sido apresentado no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Diamantina – MG. Em setembro de 2000 o Concerto Negro foi apresentado no Teatro Municipal do Rio de Janeiro numa celebração da Cidadania.

O projeto também promove uma série de ações sociais e de acessibilidade paralelas às apresentações musicais. A programação inclui a realização de um show em um asilo do Distrito Federal, além de levar uma associação de pessoas com deficiência visual acompanhadas com audiodescritores e disponibilizar intérpretes de libras para o público das comunidades dos surdos.

O Concerto Negro planeja realizar ações ambientais através do plantio de 20 mudas de árvores pelo Distrito Federal para compensar os danos causados ao meio ambiente, e a criação de horta orgânica numa escola pública do DF.

Desfile Beleza Negra

Integrando a programação do projeto, o Desfile Beleza Negra realiza no dia 24 de novembro, o maior evento de beleza e moda afro da capital. O desfile tem o objetivo de fortalecer a imagem do negro no mercado da
moda e publicidade no Brasil. Promove a conscientização sobre os padrões
sociais de beleza, moda e comportamento através da mobilização da igualdade racial nas passarelas e chama a atenção da indústria da moda e beleza para conquistar a representatividade do negro nesses setores. A produção do Desfile é uma parceria da Black Fashion Model.

Incentivo à cultura

A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A CAIXA Cultural Brasília, inaugurada em 1980, foi o primeiro espaço cultural instituído pela CAIXA. Localizada na região central de Brasília, perto da estação Galeria do metrô e da rodoviária do Plano Piloto, possui cinco galerias, teatro, sala multimídia e Jardim das Esculturas. Em 2018, estão previstos a realização de 60 projetos e o retorno do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira.

 

Serviço:

Desfile Beleza Negra

Local: Foyer da Caixa Cultural Brasília

Data: 24 de novembro às 18h30

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Entrada franca

 Concerto Negro

Local: Teatro da Caixa Cultural de Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Datas: Sábado, 24 de novembro às 20h e domingo, 25 de novembro às 19h

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Entrada franca com retirada de ingressos a partir do dia 17 de novembro

Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456

Duração: 120 minutos

Classificação: Livre

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Patrocínios: CAIXA, Governo Federal  e FAC –  Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

Share.

About Author

cheia de segredos - Karl jeaneth

Deixe uma resposta