Literatura Cura. Esse projeto de nome tão sugestivo foi desenvolvido com objetivo de tratar traumas de crianças, adolescentes e mulheres (inclusive trans) vítimas de abuso e violência sexual por meio dos livros. “A literatura tem, em sua essência, a capacidade de resgatar sonhos e dessa forma pode ser iniciado o processo de cura de sequelas psicológicas”, explica Andrey do Amaral, diretor do Instituto Chamaeleon, responsável pelo programa. A iniciativa conta com auxílio de profissionais da saúde e da cultura e recebe o apoio da Vara da Infância e da Juventude (VIJ-TJDFT) entre outros órgãos com: MPDFT, Conselhos Tutelares, Delegacias etc.
“Estar entre os 10 melhores em um Prêmio tão importante como o Jabuti chancela, de maneira institucional, o que realizamos com mulheres, crianças e adolescentes e suas famílias com o impacto da literatura como suplemento aos traumas e violação de direitos. Nossa inovação é fazer as coisas simples de forma objetiva, mas com profundidade”, comemorou Andrey.
O Instituto Chamaeleon é uma uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atende pessoas em situação de vulnerabilidade vítimas de abusos sexuais e maus tratos, reduzindo-lhes ou eliminando os traumas por meio da arte, da cultura e dos atendimentos jurídicos e psicológicos gratuitos.
Serviço:
Instituto Chamaeleon: (61) 98457-7131
Vídeo do Literatura Cura: https://youtu.be/EcB2DhIsKAg
Site do Prêmio Jabuti: https://www.premiojabuti.com.br/10-finalistas/?eixo=310301d0-832b-e811-a837-000d3ac085f9&categoria=e5e77a13-aa75-e911-a956-000d3ac03367