Com intuito de dar vida ao Setor Comercial e ao SIG, espaços fazem melhorias nas regiões centrais da cidade
Lugares que já foram um dos importantes da capital, que movimentava a economia da cidade, agora amarga comércios fechados e problemas de segurança. Para se ter uma ideia, o levantamento (M)Dados, a partir das estatísticas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), revelou que o Plano Piloto é a região administrativa do Distrito Federal com maior número de crimes cometidos por cada 100 mil habitantes.
O especialista em Segurança Pública e privada Leonardo Sant’Anna esclarece que nas áreas centrais de Brasília a maioria dos delitos são relacionados a patrimônios, mas que isso pode ser contornado com ações de revitalizações. “Com mais infraestrutura, iluminação e locais mais movimentados, inclusive com manifestações culturais, inibem a ação de bandidos e prostituição nas regiões”, afirma.
Revitalização
De gastronomia a espaços culturais, empresários têm investido em áreas no coração de Brasília com intuito de revitalizar e dar vida às regiões abandonadas. Essa foi a ideia do Flavio Mikami, à frente do Espaço 365, que está localizado na 705 da W3 Norte. O local que era tomado pela prostituição ganhou várias melhorias. Entre elas estão as instalações de energia, realização eventos culturais e palestras para comunidade e frequentadores do 365.cafe.
As calçadas – que estavam em péssimo estado – também ganharam reforma, possibilitando melhor acesso entre a W2 e a W3. Além disso, uma obra de arte enfeita a entrada do 365, o ipê amarelo, embeleza ainda mais a praça. Por fim, o Espaço fez a instalação de um bicicletário com a finalidade de incentivar o uso de bike.
Já no Setor Comercial Sul, a novidade é o Tá Doido Burger. Com uma fachada descolada e trazendo bastante da cultura brasiliense, até mesmo no nome dos hambúrgueres e grafites, a casa promete movimentar a região com iguarias artesanais a um preço mais acessível. A proposta do lugar é trazer praticidade ao brasiliense que circula por ali todos os dias.
Ainda na área central, o Espaço Cultural Canteiro Central também vem ganhando força. Desde 2016, o projeto tem o objetivo de valorizar e abraçar a cultura local, a iniciativa recebe os mais variados estilos artísticos em apresentação ao ar livre.
Além da valorização da cultura nacional e também revitalização da área central, o espaço tem um compromisso social e ambiental. Em todo evento todas as latas e garrafas são recolhidas e destinados para instituições de reciclagem. Além disso, moradores de rua fazem parte da equipe auxiliando no recolhimento do lixo.
Com a mesma proposta cultural, porém do Setor de Indústrias Gráficas, está o CW&Co | Coffee, Wine & Co. O que antes era uma região apenas para indústrias e gráficas, agora pulsa arte e cultura. A ideia de intervenção urbana traz para a região uma nova cara. O local é inspirado nos “parklets” de São Paulo. A área foi desenvolvida para ser ponto de encontro dos brasilienses.
Espaço 365
Onde: Espaço 365 – SCLRN 705 Norte Bloco E Loja 8. Asa Norte.
Telefone: (61) 3703 – 0365
Horário de Funcionamento: 24 horas para residentes.
Facebook: Espaço 365
Instagram: @espaco365.coworking
Tá Doido Burger
Endereço: Setor Comercial Sul – Quadra 5
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 11h às 23h.
Siga: @tadoidoburger
CW&Co | Coffee, Wine & Co
Informações: (61) 9.8245-3100
Endereço: SIG Quadra 3 Bloco C loja 68
Horário de funcionamento: Segunda e terça, das 7h às 20h. de quarta a sábado, das 7h às 2h.
Instagram: @coffeewineco
Espaço Cultural Canteiro Central
Horário e agenda: disponível nas redes sociais.
Local: Setor Comercial Sul, Quadra 3, Bloco A – Espaço Cultural Canteiro Central
Siga: @canteiro.central