domingo, junho 26

Estudo aponta que alimentação saudável aumenta expectativa de vida em até 13 anos

Pinterest LinkedIn Tumblr +

 Um recente estudo da Global Burden of Diseases, Injuries, and Risk Factors (GBD), publicado pela revista Plos Medicine, mostra os malefícios e o impacto que a má alimentação têm na taxa de mortalidade de diferentes países. Os cientistas envolvidos na pesquisa indicam que uma alimentação rica em grãos integrais, carnes magras, frutas, legumes e nozes aumenta a expectativa de vida em até 13 anos.

alimentação saudável

Salada Foco na Meta

Uma alimentação baseada em carnes vermelhas, produtos processados, bebidas açucaradas e grãos refinados prejudica o bom funcionamento do corpo humano, pois a alimentação é fundamental para a saúde. Estima-se que os fatores de risco dietéticos globalmente causem 11 milhões de mortes e a perda de 255 milhões de anos de vida anualmente.

 

 

 

 

Com estas informações, os pesquisadores apuraram que a mudança de hábitos alimentares poderia trazer uma expectativa de vida maior para a população de três regiões do mundo: Estados Unidos, Europa e China. A estimativa foi feita por meio da média de anos de vida para quatro grupos de idade: 20, 40, 60 e 80 anos, em cada uma das regiões selecionadas para o estudo.

Uma parte da pesquisa comparou três tipos de dietas: a dieta ocidental caracterizada por ser rica em carnes vermelhas, alimentos processados, bebidas açucaradas e grãos que não eram integrais. Essa foi considerada um padrão de consumo ruim. Outro exemplo de dieta era a chamada ideal, pois envolvia principalmente alimentos saudáveis como grãos integrais, legumes, carnes magras e frutas; a terceira, nomeada como viável, se encontrava no meio termo dos outros dois tipos.

 

Diante disso foi observado que cada exemplo de alimentação tinha suas consequências nos anos de vida da população. Por exemplo, na estimativa da população americana, o estudo observou que os homens que iniciavam a dieta ideal aos 20 anos tinham um incremento de 13 anos na sua expectativa de vida. No caso de homens que aos 80 anos tivessem adotado essa alimentação, esse incremento era de somente 3,4 anos.

alimentação saudável

Salada Oriental Low Carb

Os ganhos em saúde decorrentes de mudanças na dieta geralmente estão ligados à redução de mortes por doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, todas estão entre as principais causas de mortalidade em todo o mundo, destaca a pesquisa.

 

 

 

Uma mudança alimentar balanceada pode proporcionar ganhos substanciais de saúde para pessoas de todas as idades, tanto para mudanças otimizadas quanto viáveis. Quanto antes as mudanças na dieta forem introduzidas na vida, maiores serão os ganhos. Os pesquisadores concluem então, que quanto mais cedo for modificada a dieta, melhor será a perspectiva de mais anos de vida.

 

Não é uma mudança fácil 

Com a rotina corrida é comum optar por alimentos de fácil acesso, como bolachas, salgadinhos, refrigerantes, macarrão instantâneo, biscoitos e delivery de hambúrgueres e pizzas. Mas, mesmo na correria, é possível se reorganizar e se alimentar de forma saudável e equilibrada optando por restaurantes, delivery’s com opções de pratos saudáveis e equilibrados como o da Boali – primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil –.

Para facilitar a ingestão de alimentos mais saudáveis na correria do dia a dia, a nutricionista Isabela Zago – consultora convidada da Boali – destaca que o ponto inicial para essa mudança, é a organização. Sabendo que o dia seguinte será complicado, é essencial preencher os armários e a geladeira de produtos naturais e com o mínimo de processamento para que, sempre que for se alimentar, tenha fácil acesso a estes alimentos.

Outra dica é ler os rótulos das embalagens observando que quanto menos ingredientes, melhor, pois significa que qualidade e a riqueza nutricional daquele produto foi mantido. “Opte por frutas fáceis de descascar, castanhas, iogurtes naturais, pães integrais para os lanches, e escolha sempre queijos artesanais e frescos”, detalha Zago.

Opções no cardápio da Boali

  • Arroz integral com falafel (campeão de audiência na Boali), preparado com mix de arroz pérola e cateto, falafel, grão-de-bico, brócolis, palmito, cenoura, granola salgada e maionese vegana;

  • Salada Oriental Low Carb, com macarrão bifum (sem glúten), atum, tomate, cenoura, espinafre, brócolis, pepino, amendoim, cebola crocante, mix de chia e linhaça e molho oriental;

  • Salada “Foco na Meta”. Ela é composta por um mix de verdes, carpaccio de salmão, cebola roxa, brócolis, pepino, mandioquinha palha e molho oriental;

  • Wrap de atum, que é composto pelo peixe desfiado, cebola-roxa, cenoura palito, ovo de codorna, ricota temperada e molho oriental.

Sobre a Boali – É a primeira e maior franquia de alimentação saudável do Brasil. Uma marca 100% brasileira com a proposta de promover experiências saborosas, oferecendo refeições preparadas com carinho. O propósito da rede é transformar hábitos e fazer o bem por meio da comida, priorizando o uso de ingredientes exclusivos, frescos, e que respeitam o meio ambiente. Com uma linha de produtos composta por saladas, wraps, bowls, crepes, chás orgânicos, açaí e sucos naturais, além de sobremesas funcionais como cookies e brownies sem glúten e sem lactose, a rede é fornecedora oficial da “BOALImentação” dos Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro, buscando sempre promover o esporte e a qualidade de vida. Atualmente, é líder em Alimentação Saudável, com mais de 60 lojas em 14 estados do Brasil.

SERVIÇO:

Boali – Asa Sul
Endereço:  404 Sul BL A Loja 37 – Asa Sul Brasília-DF
Horário de funcionamento: Segunda a sábado de 11h às 21h
Delivery: https://cardapiodigital.io/7d4f19ac-714d-424f-a4db-a2434023fc67
Contato: WhatsApp: 61 98105-0187 / Fixo 3256-9412
Acesse: https://boali.com.br/boalinks/brasilia-asa-sul/
Instagram: https://www.instagram.com/boali_brasilia/
Site: https://boali.com.br/

Share.

About Author

Deixe uma resposta