sexta-feira, maio 3

Concurso da Secretaria de Saúde do DF: dicas de preparação para assumir uma das vagas!

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Recentemente, no Distrito Federal, foi publicada uma notícia importante sobre o concurso SES DF. O edital com 4.002 vagas da Secretaria de Saúde do Distrito Federal foi suspenso. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal no dia 31 de maio.

É importante destacar que a suspensão vale para o certame voltado para os cargos de Analista em Gestão e Assistência Pública à Saúde e Técnico em Gestão e Assistência Pública à Saúde.  No momento, o concurso SES DF Agente e o concurso SES DF Técnico Enfermagem seguem normalmente.

Os salários variam de acordo com o cargo em níveis Técnicos e Analistas os valores salariais são de R$ 1.698,46 até R$ 1.735,50.

“Hoje a SESDF tem um déficit 1.748 técnicos de enfermagem, em todas as unidades hospitalares, porém o edital prevê só a contratação de 1200 técnicos bem inferior ao déficit. Por isso a participação do candidato neste concurso é a mudança de vida, ser servidor é garantir a estabilidade e poder atuar na saúde pública é um privilégio”, assim explica o professor João Pinheiro, nisso especialista aqui do IMP Concursos.
Mas, se você está se preparando para o concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, com alguns meses de antecedência pode parecer muito tempo, mas não se engane, é necessário ter uma boa estratégia de estudo para aproveitar bem esse período. Conversamos com o João Pinheiro, que leciona no IMP Concurso, na matéria de Saúde Mental, alertando que não só é possível se preparar, como a antecedência e a frequência de estudos podem ser determinantes para a tão desejada aprovação.

Dicas de preparação para o concurso da Secretaria de Educação do DF

Pensando nisso, e para ajudar a conduzir uma boa rotina de estudos nesse curto período e auxiliar o candidato a montar um planejamento de estudos mais intensivo, o professor João separou algumas dicas para ajudá-lo a se preparar adequadamente e alcançar seus objetivos.

1. Familiarize-se com o conteúdo programático do concurso: 

Antes de começar a estudar, é fundamental que você saiba exatamente quais são os temas cobrados no concurso. Leia atentamente o edital e o conteúdo programático do certame, que está disponível no site da banca organizadora.

2- Separe um tempo todos dias para estudar: 

O primeiro passo é reservar um tempo todos os dias para estudar todas as matérias do edital. É importante ter uma rotina estabelecida para que você possa se organizar e estudar todas as disciplinas necessárias.

3- Planejamento de estudo: Estabeleça um cronograma:

Para ter uma rotina de estudo eficiente, é preciso criar um cronograma. Faça uma lista de todas as matérias que serão cobradas no concurso e estabeleça a quantidade de tempo que será dedicada a cada uma.  Lembre-se de colocar em seu planejamento pausas frequentes para descansar e relaxar a mente.

4- Material de Estudo:

Você precisará de materiais de qualidade para estudar. Procure por livros e apostilas atualizados e que tenham boa reputação. Existem também sites e canais do Youtube com conteúdos gratuitos.

5- Provas anteriores:

Revise as provas anteriores do concurso, pois elas vão ajudar muito na sua preparação. Procure entender as dificuldades das questões e use-as como base para criar um banco de questões semelhantes aos do concurso.

6- Reforce os estudos em matérias específicas:

Identifique as disciplinas que você tem mais dificuldade e reserve mais tempo para estudá-las. Você pode buscar ajuda de professores para tirar dúvidas, ou grupos de estudos para debater e ajudar mutuamente. O professor João alerta aos candidatos a reforçar os estudos em algumas matérias específicas, como: Português, Sistema Único de Saúde (SUS), do específico Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) ; Diabetes Mellitus (DM); vacinação; calendário de vacinação; saúde da criança (PNAISC) e da mulher (PNAISM) e entre outras do edital.

7- Atualização sobre a área da Saúde pública: 

Além da revisão de conteúdo programático do edital, que tal também manter-se atualizado sobre a área da saúde pública brasileira? Acompanhe as últimas notícias e estatísticas da área. Além de contribuir na sua compreensão dos temas da área, este pontos adiciona na sua argumentação e possíveis justificativas discursivas.

8- Revisões e simulados presenciais:

É importante que você reduza a ansiedade da rotina de estudos e, mesmo assim, mantenha-se estudando. Ir a um evento de correção de questões presenciais  e participar dos nossos simulados presenciais são excelentes métodos de fixação de estudos, pois você mudará seu ambiente de estudos e exercitará os principais temas da sua prova com as questões selecionadas por especialistas.

9- Equilíbrio emocional e prática de exercícios:

Por fim, para manter o equilíbrio emocional e a saúde física, é importante praticar atividades físicas e relaxar a mente periodicamente. Leitura de outros temas, meditação, yoga, caminhada, são exemplos de atividades que podem ajudar a aliviar a tensão durante a preparação.

É claro que com uma boa dose de dedicação e disciplina, você pode se preparar bem para o concurso da Secretaria de Saúde do Distrito Federal em poucos meses. Organize-se, estabeleça um cronograma de estudos, tenha o material certo, revise as provas anteriores, estude as disciplinas com mais dificuldade, mantenha-se atualizado na área da saúde pública, e não se esqueça de cuidar da sua saúde física e mental. Boa sorte no concurso!

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta