O projeto Pintando o 7 desembarca na CAIXA Cultural Brasília, de 8 a 12 de outubro, um presente para a família inteira na Semana da Criança. As apresentações e workshops acontecem na CAIXA Cultural Brasília, no Setor Bancário Sul.
Nos dias 8 e 9, a Muovere Cia. de Dança Contemporânea apresenta os espetáculos Tóin 2 (8) e Tóin (9). Nos dias 11 e 12, a atração é Girassóis da Cia Druw, de São Paulo. Os espetáculos acontecem sempre às 16h, no Teatro da CAIXA. Especialmente no dia 12, Dia das Crianças, o projeto se encerra em duas apresentações para toda a família, às 11h e às 16h.
Tóin é um precursor em linguagem teatral em formato destinado à primeira infância, com foco em bebês de 0 a 03 anos, utilizando a linguagem da dança como fio condutor. O espetáculo é inspirado em autores da literatura infantil, como Gláucia de Souza e Eva Furnari, Monteiro Lobato e Mário Quintana e em vídeos da Menina Flor, Sapo Xulé, Bebê Jeans e Topo Gigio, com uma pitada de memórias de infância dos bailarinos e diretores, incluindo relatos, fotos e expressões. É composto de duas atividades em sequência: espetáculo e “oficininha”.
Já o Tóin 2, criado pela Muovere Cia. De Dança Contemporânea após cinco anos de sucesso do espetáculo Tóin, adapta a linguagem para a segunda infância. O espetáculo de dança apresenta a aventura vivida por Juju do Bigode Azul, que adivinha pensamentos, R20, com a força da dança, e Romieta, a dança da paixão desenfreada. Seus amigos imaginários são avatares que só aparecem na Bola Encantada para brincar de dança, cada qual a sua maneira. A pesquisa para a criação do espetáculo partiu do estímulo do livro As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino, revelando os ícones que povoam o imaginário infantil.
Sob a direção de Mirian Druwe, a Cia. Druw apresenta o espetáculo Girassóis, com inspiração na vida e obra do pintor holandês Vincent Van Gogh. A peça segue o fluxo do “plantar” e “colher”, explorando o movimento dos corpos para exprimir emoções, assim como as cores vibrantes e pinceladas fortes do artista. Sete quadros inspiram e norteiam o roteiro leve, lúdico e poético, entre eles os famosos “Girassóis”, “Camponeses”, “O Quarto” e “Comedor de Batatas”. A companhia, criada em 1996, desenvolve um trabalho cujo principal objetivo é experimentar novas possibilidades de pesquisa e criação dentro de uma linguagem própria com o teatro e a dança.
Workshops e atividade formativa
Durante o Pintando o 7, o público tem a oportunidade de participar de workshops e atividade formativa gratuitos com inscrição prévia pelo e-mail info@fervoprojetos.com.
No dia 9, a atividade Tóin Educadança, voltado para educadores, promove oficina com objetivo de instrumentalizar os participantes envolvendo jogos, brincadeiras e práticas corporais com foco na linguagem da dança. A oficina é ministrada por Jussara Miranda e Nilton Júnior e dispõe de 20 vagas.
A Cia Druw realiza a atividade Lúdico na dança – corpo, cores e formas voltado para o público infantil, na quinta-feira, dia 10, em dois horários. O workshop será coordenado pela bailarina e coreógrafa Miriam Druwe, com o objetivo de proporcionar uma experiência lúdica e criativa através do movimento integrado aos elementos da composição visual na formação de uma obra de arte em movimento. Na atividade, os participantes serão estimulados a criar movimentos expressivos com nuances, cores, formas e ritmos. A atividade é voltada para crianças de 4 anos, acompanhas dos pais.
Programação:
8 de outubro
16h – Espetáculo “Tóin 2” – crianças de 3 a 7 anos
9 de outubro
10h – Atividade formativa Tóin Educadança – educadores do ensino infantil
16h – Espetáculo “Tóin” – dança para bebês de 0 a 3 anos
10 de outubro
10h – Workshop Lúdico na Dança – crianças a partir de 4 anos
16h – Workshop Lúdico na Dança – crianças a partir de 4 anos
11 de outubro
16h – Espetáculo “Girassóis” – Crianças a partir de 5 anos
12 de outubro
11h – Espetáculo “Girassóis” – Crianças a partir de 5 anos
16h – Espetáculo “Girassóis” – Crianças a partir de 5 anos
Serviço: Pintando o 7
Data: 8 a 12 de outubro
Horário: verifique programação
Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Q. 4 – Asa Sul, Brasília – DF)
Ingressos: R$ 16 (inteira), R$ 8 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA, pessoas acima de 60 anos).
Horário da bilheteria: terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h e sábado, das 9h às 21h
Classificação: livre
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (61) 3206-9448 e (61) 3206-9449
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal