Após rodar mais de 14 cidades brasileiras e reunir mais de 70 mil espectadores, a peça chega à
capital federal e traz no palco Lilia Cabral e sua filha, juntas pela primeira vez em cena
Com texto de Gustavo Pinheiro e direção de Guilherme Piva, A Lista, espetáculo protagonizado pela atriz Lilia Cabral e sua filha Giulia Bertolli, chega a capital federal para uma curta temporada de 17 a 19 de outubro, no Teatro UNIP (913 Sul). As sessões acontecem às 20h na sexta e no sábado, e às 17h no domingo. Os ingressos estão à venda no site SYMPLA.
Desde sua estreia, há três anos, o espetáculo percorreu o Brasil, passando por mais de 14 cidades e conquistando o público com sua mistura de humor e emoção. Mãe e filha na vida real, Lilia Cabral e Giulia interpretam vizinhas que, forçadas pela convivência, desenvolvem uma relação inesperada de afeto e empatia.
A narrativa segue os passos de Laurita (papel de Lilia), professora aposentada ranzinza e ressentida, que tem a vida modificada pela vizinha Amanda (papel de Giulia), jovem que, durante o isolamento social, se oferece para fazer as compras de idosos do prédio em que mora, em Copacabana. O encontro entre as duas vizinhas de comportamentos opostos desperta uma amizade improvável.
A peça marca o retorno de Lilia a Brasília depois de um hiato de 14 anos, quando a atriz subiu pela última vez no palco da capital federal com o espetáculo Maria do Caritó, em 2011.
O texto foi publicado na Coleção Dramaturgia, da Editora Cobogó, e adaptado para filme pela Globoplay e tem no elenco, além de Lilia e Giulia, Toni Ramos, Beth Faria, Letícia Colin, Rosamaria Murtinho, Reginaldo Faria, Tony Tornado, Zezeh Barbosa e Betty Faria.
Um bairro que inspira reflexão na hora de escrever sobre afeto e solidão, o autor não teve dúvida sobre onde ambientar a trama. “A peça é uma crônica do Brasil e acho que não há lugar melhor para falar do país que Copacabana, essa grande metáfora do Brasil, com seu melhor e pior, passado e presente coabitando o tempo todo. Tenho uma grande intimidade com Copacabana, morei ali por 10 anos, minha mãe ainda mora, frequento o bairro e sou fascinado por sua beleza e caos, pela multiplicidade de tipos de pessoas”, explica Gustavo Pinheiro.
Guilherme Piva, também ex-morador do bairro, destaca a complexidade emocional da peça. “O texto é uma verdadeira montanha-russa de emoções, cheio de camadas que vão do riso ao choro, da dor ao amor. A peça se passa em três tempos, onde iluminação ecenário realçam cada parte. É uma alegria conduzir esse encontro de duas gerações, mãe e filha, numa comédia dramática cheia de poesia e afeto”, afirma.
Para Giulia, a primeira palavra que lhe vem à cabeça quando pensa em A Lista é “encontro”: o encontro entre amigos que queriam trabalhar juntos, o encontro entre mãe e filha, o encontro entre gerações, o (re)encontro com o teatro e, acima de tudo, o encontro entre duas vizinhas que tem tantas coisas em comum. “Nesses novos tempos, A Lista virou uma linda surpresa. Uma peça emocionante, surpreendente e singela, que resgata aquilo que nós seres humanos temos de mais especial: a comunicação e a empatia”, afirma Giulia.
Dos ensaios virtuais aos palcos criada no início da pandemia, em maio de 2020, A Lista nasceu com o objetivo de apoiar os profissionais da área teatral que ficaram sem trabalho durante o isolamento social. A montagem teve apresentações online de um trecho do texto, conquistando mais de 170 mil espectadores. O espetáculo passou por apresentações presenciais com público reduzido, respeitando os protocolos sanitários, até estrear em sua forma completa em São Paulo.
Desde então, A Lista já realizou mais de 166 apresentações em 14 cidades brasileiras e foi indicada a três categorias do Prêmio Bibi Ferreira: Melhor Atriz (Lilia Cabral), Melhor Atriz Coadjuvante (Giulia Bertolli) e Melhor Dramaturgia (Gustavo Pinheiro).
Ficha Técnica:
Texto: Gustavo Pinheiro. Direção: Guilherme Piva. Elenco: Lilia Cabral e Giulia Bertolli.
Cenários e Figurinos: J.C. Serroni. Iluminação: Wagner Antônio. Direção de movimento:
Marcia Rubin. Assessoria de imprensa: Âncora Comunicação – Carla Spegiorin . Fotógrafo:
Priscila Prade Programador Visual: Thiago Ristow. Direção de Produção: Celso Lemos.
Serviço:
Espetáculo A LISTA
De 17 a 19 de outubro de 2025
Sexta e Sábado, às 20h e domingo, às 17h
Local: Teatro Unip | End: SGAS 913 Asa Sul | Dentro da faculdade Unip
Duração: 75 minutos
Gênero: Comédia dramática
Classificação etária: 12 anos
Ingressos R$ 240 (inteira) e R$ 120 (meia-entrada)
Ingressos à venda no site Sympla a partir de 3 de setembro