sexta-feira, outubro 3

Festival “Gastronomia nas Montanhas” atrai mais de 80 mil turistas em setembro e celebra sucesso em Monte Verde (MG)

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Com apoio do programa “Prepara Gastronomia”, do Sebrae, evento se consolida como vitrine para estabelecimentos unindo atrações gastronômicas e musicais

O festival “Gastronomia nas Montanhas” de Monte Verde (MG) atraiu ao distrito mais de 80 mil turistas em setembro (considerando passagem pelo evento e hotelaria), segundo a Prefeitura de Camanducaia. Com realização da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), do governo municipal, SESC/SENAC e Ministério do Turismo, além de apoio do Sindicato Patronal Serras Verdes e do Sebrae Minas, por meio do programa “Prepara Gastronomia”, a festividade foi realizada pelo segundo ano seguido no tradicional destino turístico do Sul de Minas.

“O festival se consolidou como uma vitrine estratégica para os restaurantes e empresas do setor que participaram da programação. Durante todo o mês, o público pôde vivenciar uma grande celebração que integrou experiências gastronômicas e atrações culturais, oferecidas de forma gratuita e acessível, reforçando o papel de Monte Verde como um dos principais polos turísticos e gastronômicos da região”, disse Rebecca Wagner, presidente da MOVE.

O prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, destacou o impacto positivo para o turismo. “Estamos ampliando o calendário de eventos para que os visitantes encontrem sempre novas experiências em Monte Verde. Em novembro já teremos o Natal nas Montanhas, além de eventos esportivos e outras atrações”, disse.

O Sebrae Minas apoiou a iniciativa pelo segundo ano seguido, por meio do programa “Prepara Gastronomia”, que ofereceu orientação na criação dos pratos, além de consultoria em gestão, atendimento, marketing e vendas para os participantes.

Programação

O festival foi encerrado no domingo (28) com um show do cantor e multi-instrumentista Gabriel Sater, que reuniu 1,2 mil pessoas. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2024, o artista também foi indicado ao Grammy Latino no mesmo ano. No último fim de semana, o evento recebeu 3,8 mil visitantes no portal do distrito. A programação começou na sexta-feira (26), com a abertura das estações gastronômicas, seguida por apresentação de DJ e show do violeiro Francis Rosa.

No sábado (27), as atividades tiveram início às 11h, em agenda integrada ao Circuito Sesc Amantikir — considerado o maior giro de festivais de blues, jazz e música instrumental brasileira do país. Entre as atrações, apresentações do pianista Hélcio Baroni, da Patronagens Band, do grupo The Simi Brothers e da Prado Brothers Band. Durante os intervalos, chefs convidados comandaram demonstrações culinárias. Eduardo Avelar, autor do livro Cozinha Mineira – Dos Quintais aos Territórios Gastronômicos, além de Sônia Kohen (Villa Donna Bistrô) e Silvia Urias (Cocoa Sil Chocolate), estiveram entre os destaques.

No domingo (28), o chef Flávio Trombino, do restaurante Xapuri (BH), abriu as atrações gastronômicas. Augusto Barbosa, do Cuccina da Villa, apresentou uma Cozinha Show logo após a exibição de Gabriel Sater, que encerrou o festival. Outros nomes da gastronomia também participaram, como Américo Piacenza (Cantina Piacenza, BH) e Carlos Kleber (Cachaça Saideira). A programação reuniu estações gastronômicas de 20 estabelecimentos, que ofereceram pratos e bebidas especiais.

Sustentabilidade
O festival também adotou medidas sustentáveis. Os pratos servidos nas estações gastronômicas utilizaram embalagens biodegradáveis produzidas pela empresa Biona, do grupo Melhoramentos, em Camanducaia. O material se decompõe rapidamente, reduzindo o impacto ambiental em uma região que tem nas belezas naturais um dos principais atrativos turísticos.

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 26 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta