Com apoio do programa “Prepara Gastronomia”, do Sebrae, evento se consolida como vitrine para estabelecimentos unindo atrações gastronômicas e musicais
O festival “Gastronomia nas Montanhas” de Monte Verde (MG) atraiu ao distrito mais de 80 mil turistas em setembro (considerando passagem pelo evento e hotelaria), segundo a Prefeitura de Camanducaia. Com realização da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), do governo municipal, SESC/SENAC e Ministério do Turismo, além de apoio do Sindicato Patronal Serras Verdes e do Sebrae Minas, por meio do programa “Prepara Gastronomia”, a festividade foi realizada pelo segundo ano seguido no tradicional destino turístico do Sul de Minas.
“O festival se consolidou como uma vitrine estratégica para os restaurantes e empresas do setor que participaram da programação. Durante todo o mês, o público pôde vivenciar uma grande celebração que integrou experiências gastronômicas e atrações culturais, oferecidas de forma gratuita e acessível, reforçando o papel de Monte Verde como um dos principais polos turísticos e gastronômicos da região”, disse Rebecca Wagner, presidente da MOVE.
O prefeito de Camanducaia, Rodrigo Alves de Oliveira, destacou o impacto positivo para o turismo. “Estamos ampliando o calendário de eventos para que os visitantes encontrem sempre novas experiências em Monte Verde. Em novembro já teremos o Natal nas Montanhas, além de eventos esportivos e outras atrações”, disse.
O Sebrae Minas apoiou a iniciativa pelo segundo ano seguido, por meio do programa “Prepara Gastronomia”, que ofereceu orientação na criação dos pratos, além de consultoria em gestão, atendimento, marketing e vendas para os participantes.
Programação
O festival foi encerrado no domingo (28) com um show do cantor e multi-instrumentista Gabriel Sater, que reuniu 1,2 mil pessoas. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2024, o artista também foi indicado ao Grammy Latino no mesmo ano. No último fim de semana, o evento recebeu 3,8 mil visitantes no portal do distrito. A programação começou na sexta-feira (26), com a abertura das estações gastronômicas, seguida por apresentação de DJ e show do violeiro Francis Rosa.
No sábado (27), as atividades tiveram início às 11h, em agenda integrada ao Circuito Sesc Amantikir — considerado o maior giro de festivais de blues, jazz e música instrumental brasileira do país. Entre as atrações, apresentações do pianista Hélcio Baroni, da Patronagens Band, do grupo The Simi Brothers e da Prado Brothers Band. Durante os intervalos, chefs convidados comandaram demonstrações culinárias. Eduardo Avelar, autor do livro Cozinha Mineira – Dos Quintais aos Territórios Gastronômicos, além de Sônia Kohen (Villa Donna Bistrô) e Silvia Urias (Cocoa Sil Chocolate), estiveram entre os destaques.
No domingo (28), o chef Flávio Trombino, do restaurante Xapuri (BH), abriu as atrações gastronômicas. Augusto Barbosa, do Cuccina da Villa, apresentou uma Cozinha Show logo após a exibição de Gabriel Sater, que encerrou o festival. Outros nomes da gastronomia também participaram, como Américo Piacenza (Cantina Piacenza, BH) e Carlos Kleber (Cachaça Saideira). A programação reuniu estações gastronômicas de 20 estabelecimentos, que ofereceram pratos e bebidas especiais.
Sustentabilidade
O festival também adotou medidas sustentáveis. Os pratos servidos nas estações gastronômicas utilizaram embalagens biodegradáveis produzidas pela empresa Biona, do grupo Melhoramentos, em Camanducaia. O material se decompõe rapidamente, reduzindo o impacto ambiental em uma região que tem nas belezas naturais um dos principais atrativos turísticos.