Desde as primeiras notícias das avassaladoras enchentes no Rio Grande do Sul, que infelizmente trouxeram um sofrimento irreparável com a perda de vidas e prejuízos ainda imensuráveis para o estado, a equipe da Rome tem mantido contato com expositores, órgãos do Governo, grupos artísticos e parceiros comerciais do evento que, ao longo dos anos, tornaram-se também pessoas amigas e queridas. Neste período avaliamos as possibilidades de adiamento do evento ou a manutenção na data prevista.
Nos contatos mantidos, principalmente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Federação dos Trabalhadores na Agroindústria Familiar Gaúcha, Secretaria de Turismo do Estado e grupos de música e dança que já estavam com contratos assinados para participar do evento, o consenso foi de manter a data de realização, entendendo que o evento será já um passo para a retomada e reconstrução desse lindo estado, formado por um povo trabalhador, guerreiro, forte e alegre, que não se deixa abater mesmo diante de tamanho infortúnio.
Os relatos emocionantes de todos eles são emocionantes, e, Graças a Deus, estão bem, apesar da situação traumática e prejuízos financeiros. Os artistas temem viver uma nova pandemia, quando a oportunidade de trabalho foi tirada de todos. Para eles, pode subir ao palco e mostrar sua cultura e força através da música e da dança será de grande valor emocional e financeiro.
Quanto às entidades representativas, governamentais e expositores individuais, há um desejo enorme de continuar a trabalhar para mostrar que apesar do desafio inédito, o estado estará preparado para receber o grande número de turistas que sempre o visitou, e que suas lavouras e pastos estarão recuperados para abastecer nossas prateleiras. Enfim, que este triste episódio será superado.
As feiras e eventos regionais do estado e fora dele foram adiadas. Então, a EXPOTCHÊ terá grande importância para um processo de retomada de atividades.
Com a decisão conjunta de manter a data, estamos trabalhando para que a EXPOTCHÊ seja também um ponto de mobilização e apoio para as doações que têm sido fundamentais para a recuperação do estado. Daqui até a data de realização, entenderemos quais serão as necessidades maiores para focar no que for necessário para a população atingida naquele momento.
Em breve divulgaremos essas ações em release e canais oficiais do evento, destacando a programação cultural, formada com grupos gaúchos e expositores que estão vindo de lá e contam com a presença de todos no evento.
No momento continuamos a incentivar que utilizem os canais confiáveis de doação já divulgados e demonstrem sua solidariedade de todas as formas possíveis.