As inscrições do concurso SEDF (Secretaria de Estado de Educação do DF) estão abertas até o dia 31 de agosto para candidatos interessados em uma das 4.254 vagas, sendo 812 imediatas, para professores efetivos. Organizado pelo Instituto Quadrix, o edital oferta 4.254 vagas para os cargos de Professor de Educação Básica, Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional e Pedagogo – Orientador Educacional. De acordo com o cronograma, as provas objetivas estão previstas para 9 e 16 de outubro de 2022.
Para dar uma força a quem vai concorrer a uma vaga, a especialista do IMP Concursos Madalena Coatio separou algumas dicas preciosas.
Para a professora, a dica principal é organizar a rotina de estudos. “Elabore um cronograma que seja plausível de ser cumprido e realmente mantenha a disciplina para colocar as metas traçadas em prática”, comenta.
Confira o bate papo:
Quem vai começar a estudar agora ainda tem chances?
Evidentemente, que sim! Com um bom programa de estudos e uma dose de esforço a mais, o candidato que vai começar a estudar agora pode sim obter êxito na prova. É claro que quem começou a estudar com antecedência tem mais chances, pois, já domina a teoria e agora é hora de reforçar com os exercícios.
Quais são as principais dicas acerca dos conteúdos disciplina de Conhecimentos Pedagógicos?
Todos os conteúdos são importantes, no entanto, as tendências pedagógicas constituem o eixo (fundamentos da educação) da parte dos conhecimentos pedagógicos. Outros assuntos que merecem um olhar mais atento: avaliação, currículo, projeto político-pedagógico, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e bases psicológicas da educação (somente para o cargo de Atividades).
Outro assunto importante é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9.394/1996) que regulamenta o sistema educacional brasileiro nos níveis da Educação Básica e da Educação Superior.
Logo, para o concurso da SEDF, foque nos artigos: 3º, 4º, 12, 24, 26 (o mais importante de todos) e nos artigos 35 e 36. Há ainda os documentos distritais que serão cobrados na prova, para estudá-los, o aluno deve ficar atento e baixá-los nos sites institucionais, tais como: Resolução nº 2/2020-CEDF e suas alterações/ Regimento da Rede Pública de Ensino do DF
Há novos conteúdos da parte de Conhecimentos Pedagógicos? Que não estavam previstos no edital anterior?
Sim. A Quadrix acrescentou alguns conteúdos novos ao nosso edital, sugiro uma leitura detalhada desses assuntos, a saber:
Conteúdos comuns a todos os cargos:
Lei nº 13.415/2017 – Reforma do Ensino Médio
DCN’s Ensino Médio
DCN’s Ensino Fundamental
DCN’s Educação Infantil
Res. 1/2021- CNE (novas diretrizes da EJA)
Lei nº 5.105/2013 (Plano de Carreira Magistério Público)
Educação em Direitos Humanos:
- Educação indígena;
- Educação quilombola;
- Educação das relações étnico-raciais;
- Educação em gênero e diversidade
Para finalizar algumas dicas da especialista:
– É fundamental que os alunos busquem por um bom curso preparatório com professores e material de excelência, evitando sempre, o estudo com professores despreparados e com os aventureiros da educação.
– Caso o aluno estude sozinho, é importante se ater à qualidade do material que for usar como base para os estudos. O aluno deve estudar em um lugar calmo e evitar a dispersão durante os estudos, aconselho, inclusive, se desvencilhar das redes sociais.
– A revisão diária dos conteúdos estudados é fundamental para a realização de uma boa prova.
– Depois que o aluno entende minimamente a teoria o ideal é que ela resolva MUITOS exercícios. Por meio de exercícios, aprende-se muito e se esclarecem inúmeras dúvidas.
– Para os alunos que já estavam estudando pelo edital anterior, é necessário dar uma atenção especial aos novos itens.