Em momentos conturbados na política, a educação se torna uma arma para combater ameaças à democracia e ao povo. Por isso, a educação pode ser sucateada por muitas pessoas para que questionamentos sejam evitados e perpetue-se pensamentos mecânicos e pouco questionadores.
Felizmente, isso não é algo perpetuado pelo Professor Fábio (MDB). O candidato a Deputado Federal pelo Distrito Federal tem experiência na área da educação e luta fortemente por uma educação democrática, facilitada e abrangente. Em seu currículo, o professor acumula experiência como Professor da Secretaria de Educação, Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF e Secretário Executivo de Educação do Distrito Federal.
Fábio Sousa conhece bem a realidade, a dinâmica das escolas, suas necessidades, fraquezas e virtudes, dado sua vasta experiência na área. Isso o coloca em lugar de fala de destaque na luta por uma educação de qualidade no DF.
O Professor já contribuiu com emendas parlamentares para projetos educacionais, implantação de creches, democratização de ensino de línguas estrangeiras, simulados preparatórios para exames de admissão universitária, dentre outros.
Com toda essa bagagem, o Professor Fábio mostra-se como um ótimo candidato no que se propõe a fazer, garantindo lutar por uma educação de qualidade e acessível a todos, sem qualquer discriminação e permitindo que haja equidade. Sua história de muita luta e resiliência deixou marcas e lembranças que não o fazem desistir de lutar por um Distrito Federal mais justo.
Biografia:
Filho de Antonia, como é chamado por muitos, Fábio Sousa é piauiense, mas mudou-se ainda criança para Brasília. Morou no Guará grande parte da sua vida, estudou em escolas públicas e ingressou no curso de Biologia na Universidade de Brasília, onde graduou-se e atuou como professor na área.
Durante os anos de 2020 a 2021, professor Fábio ocupava o cargo de secretário executivo da Secretaria de Educação, exatamente nos anos em que o mundo se deparava com a chegada da pandemia da Covid-19. Foi o responsável pelo plano de vacinação primária de todos os profissionais da educação – cerca de 62 mil – das redes pública e privada de ensino do DF contra o coronavírus.