O Complexo Cultural do Choro segue com sua programação gratuita e diversa, reunindo música, cultura e entretenimento para toda a família. Já consolidado como parte da agenda cultural da cidade, o projeto se tornou um ponto de encontro entre artistas, comunidade e visitantes que buscam vivências acessíveis e de qualidade.
Nesta quarta-feira, 20 de agosto, o Choro Livre Convida recebe três grandes nomes da cena instrumental: o violonista Josué Costa, o percussionista Luiz Ugarelli e o gaitista Pablo Fagundes, em uma noite especial de improviso, virtuosismo e diálogo entre diferentes linguagens musicais.
No sábado, dia 23, a programação continua com o Piquenique Chorão, que desta vez traz a irreverência do Palhaço Chouchou & Farofa. Em cena, o Palhágico Chou Chou, que já emocionou plateias no Brasil e no exterior, se une ao boneco Farofa para conduzir uma aventura mágica e divertida. Combinando mágica, ventriloquia e palhaçaria, a dupla convida o público a mergulhar em um universo de gargalhadas, afeto e imaginação, em uma apresentação que celebra a amizade e a infância presente em cada um de nós.
Ainda no sábado, 23 de agosto, alunos e professores da Escola Brasileira de Choro realizam mais um ensaio aberto no Parque da Cidade, levando a tradição do choro para um encontro ao ar livre que integra música, natureza e comunidade em um ambiente de celebração da cultura brasileira.
O projeto Complexo Cultural do Choro tem patrocínio da Shell, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e reafirma semanalmente seu compromisso com a valorização da música brasileira e a democratização do acesso à cultura. “Acreditamos que a cultura é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento de um país. Nossa agenda de patrocínios culturais reitera o compromisso da Shell com a sociedade brasileira ao apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento humano, a educação, a inovação, a diversidade, a equidade e a inclusão. O Complexo Cultural do Choro já se tornou um acontecimento tradicional na cidade de Brasília, e temos orgulho em continuar mais um ano desta parceria, contribuindo para a manutenção e conservação da música popular brasileira”, afirma **Alexandra Siqueira**, gerente de Comunicação de Marca da Shell Brasil.
“Oferecer uma programação diversa, gratuita e de qualidade é uma forma de reafirmar nosso compromisso com a arte como espaço de encontro, formação e pertencimento. Esperamos o público de Brasília para mais uma semana vibrante no Complexo do Choro”, destaca Henrique Neto, diretor da Escola Brasileira de Choro.
A entrada para todas as atividades é gratuita. Acompanhe a programação completa e as novidades nas redes sociais do projeto: @complexodochoro.
SOBRE O PROJETO
O projeto, de acordo com o plano bianual do Complexo Cultural do Choro de Brasília, prevê ações integradas da Escola Brasileira de Choro e do Clube do Choro de Brasília visando a difusão e renovação da música instrumental brasileira. As atividades incluem ensaios abertos, bolsas de ensino musical, rodas de choro e samba, atividades infantis e shows, sempre com o propósito de resguardar, transmitir conhecimento e fomentar o Choro, gênero seminal da MPB.
O objetivo maior é dar continuidade ao trabalho iniciado em 2023, ampliando e consolidando o espaço como centro cultural e educacional de referência. O projeto busca também formar público — da infância à terceira idade —, promover o intercâmbio entre artistas e fortalecer a vocação natural de Brasília como capital da música instrumental, revelando novos talentos em nível nacional e internacional.
SOBRE A SHELL
Há 112 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 20/08
19:30 – Choro Livre convida com Josué Costa, Luiz Ungarelli e Pablo Fagundes
Dia 23/08
11:00 – Piquenique Chorão com o espetáculo Chou Chou e Farofa
11:00 – Ensaio Aberto Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade
12:00 – Feijoada com samba
SERVIÇO
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 20 e 23 de agosto (quarta-feira e sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso gratuito para Choro Livre convida, Piquenique Chorão e Ensaio Aberto
Feijoada com Samba: Reservas em 61 99527-4664
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos
Rede Social: @complexodochoro