quarta-feira, outubro 29

São Paulo Restaurant Week reforça pilar social com apoio ao Projeto Chef Aprendiz

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Principal festival gastronômico na cidade já arrecadou mais de R$ 127 mil em doações para capacitar jovens em vulnerabilidade

A São Paulo Restaurant Week entrou em sua 35ª edição e reafirma o compromisso de transformar a gastronomia em um instrumento de inclusão e oportunidades. Além de democratizar o acesso à boa comida e impulsionar a economia do setor, o festival também mobiliza o público em prol de uma causa social: a formação de jovens em situação de vulnerabilidade por meio do Chef Aprendiz.

Desde que a parceria foi iniciada, em 2022, mais de R$ 127 mil já foram arrecadados com as doações espontâneas de R$ 2,00 por “menu week”, contribuição proativa dos consumidores, que é somada ao valor do menu e integralmente revertida para o projeto. A iniciativa oferece capacitação técnica e emocional para jovens das periferias, abrindo portas para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de novos talentos da gastronomia.

“Nosso objetivo é fazer da Restaurant Week um evento que vai além da experiência à mesa. Queremos gerar impacto positivo em toda a cadeia, dos restaurantes aos jovens que encontram na cozinha um caminho de transformação”, afirma Fernando Reis, idealizador da Brasil Restaurant Week.

Na última edição do festival em São Paulo, o Bistrô Faria Lima foi o grande campeão em arrecadação solidária, seguido pelo Kombina Felici e pelo Camarões. Juntos, os restaurantes demonstraram o poder de mobilização do setor gastronômico quando o tema é solidariedade.

Em 10 anos o Chef Aprendiz já formou mais de 300 pessoas, das quais cerca de 70% atuam na área, como freelancer, empreendedores ou pelo regime CLT. “Pode parecer pouco, mas a doação de 2 reais a cada menu vendido na São Paulo Restaurant Week, nos gera a possibilidade de continuar formando e desenvolvendo estas pessoas através da gastronomia. Isso impacta de forma positiva toda uma cadeia de pessoas, fornecedores e restaurantes. É graças às pessoas que doam e ao festival, que continuamos nosso trabalho”, destaca Guilherme Cardadeiro, Chef, Gerente de gastronomia e negócios de impacto.

Com o tema “Uma Volta pela Itália”, a 35ª edição do festival teve início em 16 de outubro e vai até 16 de novembro, com 200 restaurantes participantes e menus completos a partir de R$ 59,90. O público que participar do evento também poderá contribuir com a causa e ajudar a formar a nova geração de chefs e profissionais da gastronomia.

Sobre a Restaurant Week
Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos principais e mais aguardados festivais gastronômicos do país. O evento democratiza o acesso à boa gastronomia e valoriza o trabalho de chefs e restaurantes, movimentando o setor em períodos estratégicos e fortalecendo toda a cadeia gastronômica. A cada edição, menus exclusivos e temáticos são criados para proporcionar experiências únicas ao público e ampliar o alcance das casas participantes.

Serviço
São Paulo Restaurant Week – Uma Volta pela Itália
Até 16 de novembro de 2025
Conheça todos os restaurantes participantes e menus no site restaurantweek.com.brAcompanhe @restaurantweekbrasil

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Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 26 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

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