quarta-feira, julho 16

Projeto Cartola: João Cavalcanti canta e encanta no CCBB Brasília

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Iniciativa que homenageia a magia do mestre do samba tem mais um capítulo escrito com a participação do cantor e compositor neste domingo, 20 de julho, no Jardim do Centro Cultural.

No próximo domingo, 20 de julho, o gramado do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB Brasília) será palco de mais uma edição do Projeto Cartola, uma celebração musical dedicada à obra de um dos maiores poetas e compositores do samba brasileiro. A programação começa às 16h, com a apresentação do Regional Choro Livre e convidados, sob a batuta do bandolinista Reco do Bandolim, aquecendo o clima para uma tarde especial de música e memória. Às 17h30, quem assume o palco é João Cavalcanti — uma das vozes mais marcantes do samba de roda e do novo samba carioca nos anos 2000 — que ganhou projeção nacional como integrante do grupo Casuarina. Em cena, ele reverencia a obra singular e sempre atual de Cartola, fonte constante de inspiração para todas as gerações de sambistas. Os ingressos são gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília

João Cavalcanti é cantor, compositor, percussionista e produtor musical. Desde a época da faculdade, ouviu e tocou de tudo, até formar o Casuarina, banda da qual foi vocalista por 16 anos, de 2001 a 2017. Eleito melhor grupo de samba duas vezes no Prêmio da Música Brasileira, gravou diversos discos e viajou mundo afora com suas turnês. Individualmente, João Cavalcanti lançou seu primeiro disco solo em 2012, Placebo, com composições próprias, experimentando diversos gêneros sem nenhum pudor. Mais recentemente, em 2019, lançou o EP digital Samba Mobiliado, com seis faixas.

Já em 2022, João lançou Ivone Rara – 100 Anos da Dona do Samba, tributo à centenária Dona Ivone Lara. No ano seguinte, foi indicado ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Samba-Pagode, e ganhador do Prêmio da Música Brasileira na categoria Projeto Especial com o “áudio-visuálbum” Desengaiola, feito em parceria com João, Alfredo Del-Penho, Moyseis Marques e Pedro Miranda. Com obras gravadas por artistas como Maria Rita, Roberta Sá, Mart’nália e o próprio Lenine, João Cavalcanti vem sendo reconhecido cada vez mais por sua sofisticação rítmica, letras elaboradas e uma voz expressiva, capaz de transitar com naturalidade entre o samba, o pop e a MPB contemporânea.

Satisfeito com a trajetória até aqui, o diretor musical do Projeto Cartola e da Escola Brasileira de Choro, Henrique Neto, celebra as conquistas alcançadas. “O projeto Cartola foi acolhido e aclamado por nossa cidade, pois representa uma valiosa síntese dos elementos positivos de nossa cultura. Ele combina música de alta qualidade com a valorização de espaços culturais emblemáticos, como o Clube do Choro e o CCBB, em uma iniciativa que celebra figuras ilustres da música brasileira, a exemplo de Cartola”, avalia. “A execução musical é realizada por renomados intérpretes do Choro Livre, grupo que acompanha grandes nomes da música nacional como João Cavalcanti, proporcionando ao público uma experiência memorável”, completa.

Vale destacar ainda que as apresentações do Projeto Cartola, além de gratuitas, se revelam um passeio cultural de domingo repleto de atrativos para toda a família. O evento reúne alguns dos melhores food trucks da cidade espalhados pelo jardim, criando um ambiente perfeito para os shows – e que podem ser intercalados com visitas às galerias do CCBB, que neste momento apresentam exposições incríveis como Arte Subdesenvolvida e Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados. Um último lembrete: depois de João Cavalcanti, no dia 20 de julho, a programação de shows segue com Ellen Oléria, Dhi Ribeiro e Teresa Lopes — artistas maravilhosas que prometem honrar a herança musical de Cartola e celebrar a força do samba brasileiro.

Acessibilidade    

A ação “Vem pro CCBB” conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes.

A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou, ainda, pelo QR Code na própria van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code, que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Horários da van – de quinta a domingo:    

Biblioteca Nacional – CCBB: 13h, 14h, 15h, 16h, 17h, 18h, 19h e 20h

CCBB – Biblioteca Nacional: 13h30, 14h30, 15h30, 16h30, 17h30, 18h30, 19h30, 20h30 e 21h30

 

Projeto Cartola

 

Projeto Cartola é uma homenagem a Angenor de Oliveira, o Cartola, um mestre do samba — gênero que não apenas inspira o choro, mas moldou de forma definitiva a música brasileira. Poeta do cotidiano e cronista dos sentimentos humanos, Cartola foi compositor, letrista e intérprete. Suas canções expressam com delicadeza e lirismo temas como o amor, a dor, a saudade e a esperança, tornando-se verdadeiros hinos da MPB. Sucessos como O Mundo é um MoinhoAs Rosas Não Falam e Preciso Me Encontrar permanecem vivas no imaginário coletivo, emocionando gerações e reafirmando seu papel como um dos maiores autores da história da música popular brasileira.

Mais do que músico, Cartola é símbolo de resistência, elegância e autenticidade. Foi peça-chave para a consolidação do samba como expressão cultural genuinamente brasileira e símbolo da identidade nacional.

Com uma trajetória pessoal marcada por altos e baixos, chegou a ser dado como morto na década de 50. Desapareceu da cena musical por muitos anos, até ser redescoberto por jornalistas como lavador de carros em Ipanema. Ao lado de Dona Zica, o amor da sua vida, Cartola voltou a compor e reencontrou a estabilidade emocional. Juntos, fundaram o Zicartola — restaurante e casa de samba que virou um importante ponto de encontro de artistas na década de 1960, no Rio de Janeiro.

Gravou seu primeiro disco somente aos 65 anos e, mesmo diante de tantas adversidades, conquistou um lugar no panteão da música nacional como símbolo do samba de raiz, da boemia romântica carioca e da dignidade artística.

O projeto também acontece no Clube do Choro e no Eixão do Lazer, desde 26 de abril e segue até 31 de agosto, com programação específica e ingressos nas suas respectivas bilheterias.

No CCBB Brasília, o Projeto Cartola fica em cartaz até o dia 3 de agosto, com apresentações quinzenais, sempre aos domingos, para público de todas as idades e com acesso gratuito, mediante emissão de ingresso no site  (www.bb.com.br/cultura) e na bilheteria física do CCBB.

Sobre o artista

João Cavalcanti

João Cavalcanti é cantor, compositor e jornalista. Filho de Lenine, iniciou na música em coros infanto-juvenis. Mas foi na faculdade que retomou o caminho musical. Em 2001, fundou o grupo Casuarina, com o qual foi vocalista por 16 anos. O grupo lançou sete CDs, dois DVDs, venceu duas vezes o Prêmio da Música Brasileira e realizou turnês pela Europa, América do Norte, Ásia e África.

Em carreira solo, João lançou o álbum Placebo (2012), com composições próprias de estilos variados, e dirigiu o projeto Toda Cor (2014), com grandes nomes da música brasileira, a convite do Movimento Down. Suas composições foram gravadas por artistas como Lenine, Roberta Sá, Elza Soares e MPB4.

Entre seus trabalhos mais recentes estão o disco Garimpo (2018), em parceria com Marcelo Caldi, o EP Samba Mobiliado (2019) e a participação no TEDx Blumenau (2021), com o tema “Samba como alicerce da canção popular”. Em 2022, lançou dois projetos: o audiovisual Desengaiola, indicado ao Grammy Latino e vencedor do Prêmio da Música Brasileira, e o tributo Ivone Rara, em homenagem aos 100 anos de Dona Ivone Lara.

FICHA TÉCNICA

Direção Geral – Henrique Filho (Reco do Bandolim)
Direção Musical – Henrique Neto
Direção Administrativa – Raimundo Luiz Sá Teles
Produção executiva – Michele Milani
Curadoria – Henrique Neto
Coordenador de produção – Marco Guedes
Assessoria de imprensa – Conteúdo Assessoria em Comunicação
Social Media – Lunares Ayla
Designers – Tiago Pezão e Biba Per

SERVIÇO

Projeto Cartola

Centro Cultural Banco do Brasil Brasília

Local: Jardim do CCBB Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

Período: até 3 de agosto

Horário: 16h às 18h30 – quinzenalmente, aos domingos, no CCBB

Ingressos gratuitos, mediante retirada no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.

Classificação indicativa: Livre

CCBB Brasília

Aberto de terça a domingo, das 9h às 21h

E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Fone: (61) 3108-7600

E-mail: ccbbdf@bb.com.br

Site/ bb.com.br/cultura

Facebook/ @ccbb.brasilia

Instagram/ @ccbbbrasilia

YouTube/ bancodobrasil

TikTok/@ccbbcultura

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 26 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta