quinta-feira, outubro 2

Pesquisador do IP participa de encontro nacional sobre petrechos de pesca

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Na última semana, o pesquisador do Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e coordenador do Projeto Petrechos de Pesca, Dr. Venâncio Guedes, participou do Primeiro Encontro Nacional sobre Equipamentos de Pesca Perdidos, Abandonados ou Descartados (EPAD), realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, entre os dias 9 e 11 de setembro.

Organizado pelo Projeto EPAD e pelo Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, o encontro teve como foco a apresentação de resultados de pesquisas e o debate sobre iniciativas nacionais voltadas à redução dos impactos da chamada pesca fantasma. Essa prática acontece quando equipamentos de pesca perdidos continuam ativos no mar, capturando animais marinhos e causando prejuízos tanto ao meio ambiente quanto à atividade pesqueira.

O encontro contou com a participação de representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), de pesquisadores, pescadores e ONGs. A iniciativa integra o Projeto GloLitter Partnerships, coordenado pela Organização Marítima Internacional (IMO) e pela FAO, com apoio do Governo da Noruega, fortalecendo a cooperação nacional e internacional no combate à pesca fantasma.

Durante o encontro, Venâncio contribuiu para os debates com a experiência adquirida no Projeto Petrechos de Pesca, no qual atua desde 2023.

Projeto Petrechos de Pesca

O Projeto está em andamento desde fevereiro de 2023, sendo executado no Núcleo Regional de Pesquisa do Litoral Norte (NRPLN) do IP, em Ubatuba (SP). A iniciativa foi criada em atendimento à condicionante nº 12 da autorização de licenciamento de empreendimento em Unidade de Conservação ou em sua Zona de Amortecimento (nº 11/2018, Fundação Florestal), referente ao Licenciamento Ambiental da Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos – Etapa 3, com duração prevista de três anos.

 

O projeto tem como objetivo mapear, caracterizar e remover os petrechos de pesca encontrados no fundo do mar, com foco no polígono de interdição à pesca do Parque Estadual da Ilha Anchieta, localizado no litoral de São Paulo, além de promover ações de reciclagem desses materiais. Também busca estabelecer medidas de prevenção e mitigação dos impactos ambientais causados pelos equipamentos encontrados no ambiente marinho.

 

De acordo com Venâncio, este foi o primeiro evento realizado com a temática de petrechos de pesca no país e reuniu participantes de diversos estados do litoral brasileiro. “Tive a oportunidade de apresentar os resultados obtidos do Projeto Petrechos de Pesca, que tiveram grande destaque no evento, deixando bem claro a importância em se realizar este tipo de ação/iniciativa em parceria com a comunidade pesqueira”, pontuou o pesquisador do IP.

 

Por Andressa Claudino

 

Instituto de Pesca

O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.

Assessoria de imprensa IP

Seção de Comunicação Científica

Gabriela Souza /Andressa Claudino

Cel.: (11) 94147-8525

ipcomunica@sp.gov.br

www.pesca.sp.gov.br

 

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 26 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta