terça-feira, novembro 4

Mês do sushi: Jin Jin traz diversas opções do prato mais consumido da culinária japonesa

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Prato representa quase 4 milhões de pedidos em aplicativos

Quando se fala em comida japonesa no Brasil, o sushi, normalmente, em sua versão com salmão cru e alga, é um dos mais lembrados. Novembro é seu mês oficial, com origem no próprio Japão, data posteriormente adotada no Brasil. E o sucesso por aqui é tão grande que a iguaria é responsável, por exemplo, por mais de 33,4 milhões de pedidos em 2025, até o final de outubro, no aplicativo iFood, segundo o próprio. Isso dá uma média de 122 mil pedidos diários.

A holding destaca a grande variedade de sabores e recheios dos sushis, alguns com receitas tipicamente brasileiras, outros mais tradicionais do Japão e até mesmo uma versão sul-coreana. Na Jin Jin, o sushi mais vendido na rede é uma receita tipicamente brasileira: o hot roll, um hossomaki de salmão empanado e frito, muito apreciado por aqui e que atrai quem não aprecia os pratos frios.

Sushi e sua definição

Quando se fala em sushi, logo se faz a ligação com o Japão, porém, historicamente, o método de preparação surgiu no Sudeste Asiático no século VII, sendo que “sushi” nada mais é que uma combinação das palavras “su” e “meshi”, que significam vinagre e arroz, respectivamente. Inclusive, muitos pensam que o sushi é apenas o “rolinho” cortado, com alga, arroz e o recheio, porém a definição é bem mais simples e abrangante.

Justamente por causa da simples definição, são muitas as variações possíveis, como os hossomakis (rolinho com a alga por fora), uramakis (rolinho com arroz por fora), niguiris (bolinho de arroz com uma fatia de salmão ou outro ingrediente por cima), joes (bolinho de arroz com uma fatia de peixe ou vegetais enrolados), entre outros.

Sucesso

Além da variedade de opções, outro motivo para o sucesso da culinária japonesa e dos sushis por aqui é que o Brasil é o país com maior população nipônica fora do Japão. Estima-se, por números da Embaixada do Japão, que são 2 milhões de descendentes dos imigrantes que desembarcaram do navio Kasato Maru, no Porto de Santos, há 117 anos.

As receitas adaptadas pelo criativo povo brasileiro, como os já citados hot rolls, sushis doces, sushis com frutas e vegetais típicos, entre outros, ajudaram a popularizá-las em território nacional. Muitas pessoas, inclusive, “se iniciam” no mundo dos sushis por meio dessas receitas diferentes das originais.

De acordo com Rodrigo D’Agostino, gestor da Jin Jin, a versatilidade da iguaria é um dos principais motivos de sucesso. “É incrível como é fácil criar receitas e adaptar os sushis para nossa realidade e necessidade dos clientes. Para quem não gosta de alga, por exemplo, existem versões específicas; ou, então, para as pessoas que não gostam das versões cruas, foi criado o hot roll. Tem sushi para todos os gostos, o que possibilita a Jin Jin a atingir um público muito maior do que outros tipos de culinária. Hoje, é nosso carro-chefe e principal responsável pelo sucesso da marca”, detalha.

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF. Soma 23 Selos de Excelência em Franchising e um ESG.

Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 24 estados. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As marcas também já foram premiadas com 5 Estrelas no Guia de Franquias da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN). As quatro marcas da holding somam 66 Selos de Excelência em Franchising e quatro ESG.

 

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Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 26 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

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