Gil Guimarães, da Casa Baco (Brasília), é um dos chefs convidados para as festa gastronômica com renda 100% revertida para as crianças do litoral norte de SP
Carne de sol de black angus com pirão de requeijão do sertão e demi glace de pé de porco, prato da Casa Baco que
Gil Guimarães servirá no Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé, em Camburi, litoral paulista (Divulgação)
A Casa Baco, de Brasília, eleita a melhor cozinha da região Centro-Oeste pela revista Prazeres da Mesa, leva uma de suas especialidades para o Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé, que acontece nos dias 26, 27 e 28 de julho (sexta, sábado e domingo), em Camburi, São Sebastião (litoral norte de São Paulo).
Gil Guimarães (Rafael Facundo)
No domingo, o chef Gil Guimarães prepara a carne de sol de black angus, curada na Casa Baco, com purê de requeijão do sertão e demi glace de pé de porco. Toda a renda será revertida para as ações sociais do Projeto Buscapé, que atende crianças e adolescentes da praia de Boiçucanga (também em São Sebastião) e região.
“É um projeto lindo, que me dá orgulho de ajudar um pouquinho”, diz Gil. “O trabalho do Eudes é um exemplo para todo chef brasileiro.”
Eudes Assis, chef do restaurante Taioba, em Camburi, está à frente do Projeto Buscapé. Nativo de Boiçucanga, ele trabalhou no restaurante Fasano, em São Paulo, e estudou gastronomia na escola Le Cordon Bleu, em Paris. Depois retornou ao litoral norte para promover a cultura caiçara e se engajar em obras sociais.
A Casa Baco é onde o Cerrado encontra o mundo. Com duas unidades em Brasília (shopping Casa Park e Mané Mercado), serve cozinha autoral brasileira, destacando o território culinário do cerrado com intervenções de outras regiões brasileiras. Entre os ingredientes que compõem o mosaico de sabores de Gil Guimarães, estão a castanha de baru, o cajuzinho do cerrado e a pimenta de macaco, além de queijos e embutidos produzidos no Distrito Federal e arredores. O cardápio inclui também pratos da culinária italiana, carnes na parrilla e pizzas napolitanas certificadas pela AVPN (Associação da Verdadeira Pizza Napolitana).
Além de Gil, mais de 100 chefs participam do Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé. Entre eles, Mara Salles (do restaurante Tordesilhas, SP), Selma Shiraishi (Aizomê, SP), Luca Gozzani (grupo Fasano), Benny Novak (Ici Bistrô e Tappo Trattoria, SP) e Monica Rangel (Gosto com Gosto, Visconde de Mauá, MG). O serviço de bebidas contará com a especialista em cachaça Isadora Fornari e o casal de sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos, entre outros.
Sobre Gil Guimarães
Economista, chef e padeiro formado na França, o mineiro Gil Guimarães abriu a Baco, em Brasília, em 1999. No início, era apenas uma banca no Quituart – coletivo de restaurantes e bares no bairro Lago Norte. A unidade da Asa Norte surgiu no ano seguinte e, em 2003, Gil inaugurou a Baco da Asa Sul. Foi nessa época que ele criou alguns sabores de pizza que se tornaram clássicos e nunca saíram do cardápio: gorgonzola com pera, shimeji com alho-poró e calabresa bêbada (flambada na cachaça), entre outros.
Então surgiu Nápoles na vida do chef mineiro. Gil se apaixonou pelo estilo napolitano de fazer pizza – aquele que deu origem a todos os outros – e o introduziu na Baco. Em 2012, a casa recebeu a certificação da AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), selo de qualidade reconhecido no mundo inteiro. Foi uma das primeiras pizzarias no Brasil a satisfazer os rígidos critérios técnicos da associação napolitana.
Em seus 25 anos de trajetória, a Baco acumulou premiações. A revista Prazeres da Mesa a elegeu como a melhor pizza do Brasil por duas vezes e em Brasília, ganhou 23 prêmios de melhor pizza, concedidos por publicações como Veja Brasília e revista Gula.
Gil Guimarães também é dono da Casa Baco, com unidades no shopping Casa Park e no Mané Mercado, centro gastronômico ao lado do estádio Mané Garrincha. Além de pizzas napolitanas, a Casa Baco oferece pratos autorais das culinárias italiana e brasileira, com ingredientes típicos do cerrado.
Sobre o Projeto Buscapé
O Projeto Buscapé existe desde 2009, contribuindo para a formação de mais de 170 crianças e jovens das escolas de bairros da Costa Sul de São Sebastião.
Desde 2016, o projeto tem sua sede própria, que fica em Boiçucanga. A instituição é uma associação sem fins lucrativos que promove aulas culinárias, esportivas e culturais para as crianças. O objetivo é desenvolver um programa completo para que, no futuro, esses jovens possam se tornar profissionais capacitados e que se interessem em trabalhar em áreas como Gastronomia, Turismo, Artesanato, Música, Atletismo, Judô, Jiu-Jitsu e Natação.
A área de gastronomia do Projeto é coordenada por Eudes Assis, chef nascido na região e que se tornou um grande incentivador da culinária caiçara e da gastronomia brasileira, depois de formar seus conhecimentos de cozinha em viagens de estudos e trabalho por mais de 40 países, durante cinco anos. De volta ao Brasil e a São Paulo, passou a promover a culinária típica de sua região e a criar novas propostas dentro da alta gastronomia para ingredientes como os pescados locais, a mandioca e a taioba. No Projeto Buscapé, integrou-se para distribuir esse conhecimento às crianças e encontrou um lugar para seu espírito empreendedor social.
Instagram: @projetobuscape
Facebook: /projetobuscapefanpage
E-mail:projetobuscape1@gmail.
Serviço:
12ª edição do Arraial Gastronômico do Projeto Buscapé
Data: 26, 27 e 28 de Julho (sexta, sábado e domingo), a partir das 19h
Local: Campo de Futebol de Camburi – Rua Tupã, 80 -Camburi/SP
Chave PIX para doações: CNPJ: 11.171.772/0001-02
Mais informações no Instagram da Prefeitura de São Sebastião @prefsaoseba e da Secretaria Municipal de Turismo @turismosaosebastiao