quinta-feira, maio 8

Maio no MAB Educativo: tecnologia, arte e educação na 23ª Semana Nacional de Museus

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Atividades gratuitas incluem visitas mediadas escolares, oficinas aos finais de semana, sessão em LIBRAS e mediação bilíngue

O Museu de Arte de Brasília (MAB) promove uma intensa e diversificada programação educativa durante o mês de maio. O Programa MAB Educativo, preparou atividades especiais para a 23ª Semana Nacional de Museus, que neste ano traz o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”.

Em sintonia com esse tema provocador, o MAB Educativo convida o público a vivenciar experiências que cruzam arte, tecnologia, curadoria e memória. As atividades são pensadas para públicos de todas as idades e incluem oficinas, visitas mediadas, contação de histórias, teatro de sombras e ações acessíveis, como visitas com intérprete de LIBRAS. A proposta é pensar o museu como espaço de transformação social, onde a troca de saberes e o uso criativo da tecnologia abrem novas possibilidades de aprendizado e expressão.

A programação especial contempla oficinas como “Esculturas Eletromagnéticas”, inspirada na obra do artista cinético Abraham Palatnik, e “Tecedores de Tecnologias”, que explora os cruzamentos entre bordado e circuitos eletrônicos. Também fazem parte das novidades a oficina “Museu Imaginado”, que convida o público a criar protótipos de museus, e o lançamento do jogo educativo “Arte em Ação”, desenvolvido em parceria com a exposição Brasília Photo Show.

As atividades de final de semana — entre elas, visitas mediadas, teatro de sombras e oficinas artísticas — são gratuitas, com vagas limitadas e destinadas a diferentes faixas etárias, desde bebês até adolescentes. Nos dias 17 e 18 de maio, o MAB realiza um fim de semana especial com programação ampliada em celebração à Semana Nacional de Museus.

A parceria com a Brasília Photo Show também rende frutos criativos, como a oficina “Bordado sobre Cianotipias”, que une fotografia experimental e técnicas de bordado, reforçando a proposta de educação museal sensível, inovadora e colaborativa.

 

Encontro com professores

No dia 22 de maio, às 19h, o MAB Educativo recebe educadores para participarem do Encontro com Professores, no Museu de Arte de BrasíliaOs participantes farão uma visita guiada pela exposição Brasília Photo Show. Depois, serão apresentados os jogos pedagógicos que foram criados para essa galeria e ideias de atividades lúdicas para trabalhar o conteúdo artístico.

Visitas bilíngues

Já pensou em visitar o Museu de Arte de Brasília com uma visita mediada bilíngue? O programa MAB Educativo oferece essa experiência toda segunda-feira, sempre às 16h, com sessões em inglês ao acervo do MAB, com duração de 1 hora. É uma excelente oportunidade para treinar outro idioma.

Oficinas para escolas no mês de Maio

Durante a semana, educadores podem levar suas turmas para visitas mediadas ao acervo do MAB e às novas exposições. O programa também inclui oficinas de práticas artísticas relacionadas às linguagens das exposições temporárias. Escolas têm acesso ao programa por meio de agendamento online gratuito, na plataforma Conecta https://conecta.mediato.art.br/. Vale lembrar que a experiência conta com visitas mediadas com interpretação em libras mediante agendamento e exemplares do material educativo impressos em braile. O local onde acontece o educativo está preparado para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Oficinas para Escolas

1º ao 5º ano – Oficina Universo Criativo de Francisco Galeno

6º ao 9º ano – Oficina de Geometria com Athos Bulcão

Ensino Médio – Oficina de Curadoria

Programação – Maio

Sábado (dias 10, 24 e 31)

10h30 – Contação de Histórias para bebês (18 meses a 3 anos) – 10 vagas

14h – Oficina de Bordado sobre Cianotipias

15h – Visita Mediada ao Acervo

16h30 – Oficina de Arte e Tecnologia: Esculturas Eletromagnéticas (a partir de 6 anos) – 12 vagas

Domingo (dias 11, 25 e 1º de junho)

10h30 – Teatro de Sombras (a partir de 4 anos) – 10 vagas

15h – Visita Mediada à Exposição Brasília Photo Show com Jogos

16h30 – Oficina Tecedores de Tecnologias (a partir de 8 anos) – 12 vagas

 

Fim de Semana Especial da 23ª Semana Nacional de Museus

Sábado (17/5)

10h30 – Contação de Histórias para bebês (18 meses a 3 anos) – 10 vagas

15h – Visita Patrimonial: Conheça o MAB e seu Acervo (Visita com intérprete de LIBRAS) 16h30 – Oficina Museu Imaginado (a partir de 6 anos) – 12 vagas

 

Domingo (18/5)

10h30 – Teatro de Sombras (a partir de 4 anos) – 10 vagas

15h – Visita Mediada à Exposição Brasília Photo Show

16h30 – Oficina de Curadoria (a partir de 6 anos) – 12 vagas

Sobre o MAB 

O Museu de Arte de Brasília é um espaço destinado a exposições, atividades culturais e programas educativos, e tem como objetivo promover a valorização e difusão da arte brasileira. O museu conta com um acervo composto por obras de artistas nacionais e internacionais e tem como principal objetivo valorizar e difundir a arte brasileira. 

Sobre a Mediato 

Mediato é uma empresa comprometida em colaborar com a difusão da produção artística, com a valorização dos bens culturais e a formação de novos públicos para a arte.  Desde 2010 tem desenvolvido programas educativos para Artes Visuais, Artes Cênicas e Educação Patrimonial, alcançando mais de 80 mil estudantes no Distrito Federal. Além do inovador trabalho de mediação desenvolvido para o teatro, a Mediato também contribui com a economia criativa local, por meio do Curso de Mediação Cultural que desde 2019 insere novos mediadores no mercado de trabalho. A Mediato quer cultivar uma comunidade crítica e sensível, com senso de pertencimento, valorização e também apreciação da cultura local.

Programa Educativo do Museu de Arte de Brasília (MAB) 

(Setor de Hotéis e Turismo Norte, trecho 1, Projeto Orla)

Agendamento para escolas: https://conecta.mediato.art.br/

Oficinas: não é necessária inscrição

Funcionamento: Todos os dias, exceto terça-feira, de 10h às 19h

Informações: @mediato.art

Acesso: gratuito

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta