Com a filosofia “bean to bar”, a LaBarr já ganhou prêmios nacionais e internacionais
Você sabia que Brasília tem uma fábrica de chocolates? Sim, a capital do país produz chocolate artesanal e também premiado!
Localizada na Asa Norte, bairro tradicional do Plano Piloto, uma fábrica tem se destacado na produção de chocolate, feito à mão e com cacau vindo de fazendas da Bahia.
Com sete anos de trajetória, a empresa saltou de 200kgs por ano em chocolates produzidos para 6 toneladas por ano. O diferencial da Labarr é que os produtos são feitos de forma artesanal, com ingredientes selecionados e respeito à natureza e aos trabalhadores. O cacau vem de agroflorestas do Sul da Bahia ou Amazônia onde todas as etapas são cuidadosamente acompanhadas.
A fábrica é resultado do sonho do casal Adriana Labarrère e Leandro Alves que, durante uma viagem ao sul da Bahia, puderam ver de perto uma fazenda de cacau e se encantram.“Eu não fazia ideia de como o chocolate era feito. Até então eu só via a barra sendo derretida para fazer bombons. Mas nunca tinha visto como se fabricava do zero”, conta Adriana. E foi aí que os dois se interessaram e começaram a estudar sobre como a iguaria era produzida.
Conforme Bean-To-Bar, da semente à barra, ganhava espaço no Brasil, Leandro e Adriana começaram a participar de alguns cursos da área, onde aprenderam sobre produção, fornecedores e avaliação do cacau. Fizeram também cursos sobre a temperagem e torra do cacau.
Adriana, que é apaixonada por chocolates desde criança, ia para a cozinha onde gostava de preparar sobremesas. “Minhas receitas sempre eram com chocolate. Pra mim, sobremesa sem chocolate não tem graça“, relembra.
Em 2016, fundaram a LaBarr Chocolate de Origem, onde passaram a fabricar chocolates de altíssima qualidade. “Nas viagens, a gente viu um cacau de péssima qualidade sendo vendido para indústria. Então, fundamos a empresa com o objetivo de levar um produto de qualidade para todo mundo. E eu consegui unir o hobby com o profissional”.
Em 2018, com apenas dois anos de funcionamento, a fábrica brasiliense levou o bronze na premiação The Northwest Chocolate Festival, na categoria Best Inclusion Chocolate Bar, concorrendo com mais de 100 marcas. Além disso, ganhou o bronze no Prêmio Bean to Bar Brasil.
Hoje, a marca vende seus produtos para várias lojas e empórios do Brasil e possui uma loja com fábrica, onde o cliente pode ver todo o processo do chocolate sendo feito, literalmente da “bean to bar”.