Com entrada gratuita, o Espaço Cultural do Choro oferece dança, magia circense e muita latinidade
O Ministério da Cultura, a Shell e o Instituto Cultural de Educação Musical de Brasília (ICEM) apresentam o Complexo Cultural do Choro de Brasília, um projeto gratuito, que une arte, cultura e entretenimento para toda família no Espaço Cultural do Choro. Para os que optaram em passar o feriado de 7 de setembro na capital, a programação está garantida com choro de qualidade, palhaços, malabaristas e o melhor da música latina.
“A Shell entende ser fundamental o fomento à cultura como ponte para o desenvolvimento e a cidadania. O Complexo Cultural do Choro traduz esses valores ao desenvolver atividades que englobam diversas áreas culturais e diferentes públicos, contribuindo para o empreendedorismo e o desenvolvimento da cidadania”, ressalta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social da Shell Brasil.
Para dar o pontapé inicial na programação, os alunos e professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello abrem o Complexo Cultural com a já tradicional roda de choro do sábado, às 10h, seguido da feijoada da Casa.
No domingo, 10, às 16h, o piquenique Chorão vai levar para a criançada a magia circense com a Varietê Circo Pirata que chega no Clube do Choro com uma
tripulação de piratas palhaços, malabaristas, pernas-de-pau, bolhas de sabão gigantes. Para dar mais graça ainda ao domingo, a trupe convidou, especialmente para o Piquenique Chorão, a ilustre palhaça Marmota Pirata. Ninguém vai poder ficar de fora.
Logo em seguida, é chegada a vez dos papais convidarem os amigos e por lá ficarem para curtirem uma boa roda de choro com seis instrumentistas da cidade. Frequentes do Complexo Cultural do Choro, o gaitista Pablo Fagundes, a percussionista Larissa Umaytá o flautista Sérgio Morais receberão pela primeira vez no projeto o cavaquinista e compositor Léo Benon, que como solista de cavaquinho lançou o álbum autoral “Choros de Roda” no ano passado, Tonho do Pandeiro, um importante nome da cena musical da cidade, destacando-se, sobretudo, pela sua participação no grupo Choro Livre até 2017, e Augusto Contreiras com seu violão 7 cordas, abrilhantar ainda mais o sexteto com o melhor do choro.
E o domingo no Clube vai fechar a programação com muito ritmo e esse ritmo é latino. É a Melomania que convida Ondas Tropicais para uma festa planejada para dançar e pensar a música latino-americana. A Melomania é um encontro entre DJs e pesquisadores da música latina. Tudo vai começar com um aulão de dança com a professora Ana Diniz. Em seguida, o público vai poder apreciar e aprender sobre diversas pérolas musicais trazidas pelos DJs Tumba’o e Pablo Peligro (do grupo Corazón Salsero) e Son Andrade e Fernando Rosa (do projeto Ondas Tropicais). Duas horas de festa gratuita de uma maneira que você nunca experimentou: cultura musical e dança entrelaçadas com requintes de latinidade.
Sobre a Shell Brasil:
Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.
Confira a programação de julho:
09 de setembro, sábado
10h – Roda de Choro dos Alunos e Professores da Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello
12h – Feijoada Musical
10 de setembro, domingo
16h – Piquenique Chorão com Varietê Circo Pirata
17h Roda de Choro com Laissa Umaytá, Pablo Fagundes, Sergio Morais, Léo Benon, Tonho do Padeiro e Augusto Contreiras.
19h30 – Domingo no Clube com o Melomania e Ondas Tropicais
Serviço
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 9 e 10 de setembro (sábados e domingos)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental.
Telefone: (61) 3226-3969
Acesso livre e gratuito para todas as programações do domingo e Roda de Choro
Classificação indicativa: livre para todos os públicos.
Para outras informações, estou à disposição.