Corre que tá acabando! Os brasilienses têm até dia 28 para votar. O Buteco vencedor local será anunciado dia 15 de maio
Termina, no próximo domingo (28/04) – em Brasília, mais uma edição da eleição mais gostosa do Brasil- o Comida Di Buteco. Neste ano, o concurso reuniu 42 bares, sendo 19 calouros e 23 veteranos. Os petiscos têm o preço único de R$35.
A primeira etapa é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. A divulgação do resultado e a premiação em Brasília está prevista para 15 de maio. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. Em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o butecocampeão. Confira a lista dos butecos participantes e petiscos no site www.comidadibuteco.com.br
Para quem quiser aproveitar a última semana conhecendo os estreantes, confira a lista:
Asa Norte – Dom Carica’s BB’q, Aquilombar, Blocogê, Aflora Gastrobar,
Águas Claras– Boteco Véio Chico, Espetinho do Bode, Federal Bar e Cozinha
Taguatinga– Confraria do Padim, Confraria Gastrobar
Núcleo Bandeirante– Avenida do Espetinho
Asa Sul– Na Venda, The Salt
Riacho Fundo– Pé na Areia
Vicente Pires– Constelação 5 Cozinha e Bar
Samambaia– Rota 20, Mesquimar Cozinha e Bar
Paranoá – Perene Bar
Guará – Quiosque do Galego
Lago Norte – Trem Bão
Tradição
O Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz por meio da visibilidade aos botecos espontâneos e tradicionais. Desde 2016 elege o melhor boteco do país, no entanto, mais do que um concurso já é considerado um movimento tradicional que acontece simultaneamente de norte a sul do Brasil.
A edição de 2024 traz um número maior de participantes. Serão mais de 1100 butecos na disputa, em mais de 40 municípios, distribuídos em todas as regiões do país.
Impacto Socioeconômico
O Comida di Buteco tem como prática e missão “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”. O denominador comum nos participantes é a presença do dono no local. São comerciantes que, junto às suas famílias, vivem do negócio e não pertencem às redes e nem às franquias. Lugares que levam a identidade dos seus proprietários e por isso encantam cada novo cliente.