Empreendedorismo, valorização turística e reflexões sobre o futuro da moda brasiliense movimentam o segmento com desfiles virtuais
A moda é a melhor definição de representatividade da sociedade e de suas amplas formas de desenvolvimento social. O mercado de moda é um dos que mais empregam mulheres ao redor
do mundo e o que melhor imprime qualidades de empreendedorismo e de economia criativa e
sustentável. Por isso a realização do evento PROGRAMA COLLECTIONS BRASÍLIA tem o intuito de promover o Distrito Federal como um grande polo de negócios e empreendedorismo.
Com números crescentes, o setor de moda brasiliense, aí incluídos os de vestuário profissional
e mercado de produtos de luxo tendem a crescer. Sob a ótica de que, o brasiliense já consome
produtos locais, nacionais e internacionais, a indústria da moda necessita de ações que
divulguem e valorizem o que é feito em Brasília, e que pode ganhar mercados em diversos
lugares do país e do mundo.
Dessa forma, o programa tem por principal intuito promover e elevar a produção local em
torno de áreas de atuação designadas pelo setor produtivo e criativo ligado à moda, cultura,
turismo e entretenimento, além de uma interação direta entre público consumidor,
compradores, varejistas, instituições de prestação de serviço em educação, saúde e segurança,
assim como indústrias e comércio de grandes empresas do setor produtivo.
O viés que conduz o projeto é o de acelerar o desenvolvimento e melhoria do desempenho de criação e produção das marcas originalmente brasilienses e que agreguem valor ao setor produtivo local e, consequentemente, a imagem do DF.
E nesta etapa, o COLLECITONS BRASÍLIA acontecerá em dois momentos, abrangendo duas
áreas de atuação da moda produzida na capital: o Uniforms Collections Brasília, no dia 24 de
setembro e o Spring Collections, no dia 6 de outubro. Ambos com desfiles virtuais que serão
transmitidos pelo canal do Youtube do Collections Brasília: youtube.com/brasiliacollections. O
mercado de uniformes ganhou uma passarela on-line só para o segmento com o tema “A
indústria que move o DF”, incluindo as marcas Medwear, Grow Descartáveis, Sasse, Global
Malharia, Fio de Ouro, Veste Bem, Confecções São Paulo, OXGN e SER, entre outras de
uniformes profissionais, escolares e hospitalares. Uma prova da força desse mercado, que
muitas vezes é deixado de lado, mas que tem números que provam exatamente o contrário,
com aproximadamente 2.500 empresas atuando neste segmento no Distrito Federal e com
faturamento anual bruto muito abaixo do que o mercado local consome. “A indústria de
uniformes necessita de uma política pública que incentive seu crescimento no DF.
Temos aqui grandes compradores como escolas, hospitais, serviços de segurança e limpeza com grandes demandadores desses produtos, mas, infelizmente, mais de 90% do que é consumido no DF vem de outros estados.”, afirma Wlaquíria Pereira Aires, presidente do Sindiveste- Sindicato das Indústrias do Vestuário do DF.
Já o Spring Collections Brasília contará com a presença de grifes como Zinc, Guilda, Rostand, Jukaf, Ponto 1 , Louback, Ki Graça, Lu Garcia, Artesanato BSB e Confraria. “O sucesso das marcas brasilie nses passam pelo Collection Brasília, que tem como objetivo maior divulgar o melhor do segmento da moda do Distrito Federal”, complementa Walquíria.
Para o idealizador e produtor executivo do evento, o jornalista e consultor de moda Fernando Lackman, esse é um momento de adaptação e no mercado da moda não está sendo diferente.
“O virtual virou uma realidade bem palpável, no sentido de ser a melhor alternativa para que
as marcas possam continuar a serem vistas pelo público consumidor de moda. Tudo pode se converter em vídeos, fotos, áudios e, dessa forma, se transformarem em ferramentas para as marcas antenadas com essa nova realidade. Em breve será possível assistir aos desfiles presencialmente, bem pertinho dos modelos. Por enquanto, o contentamento se faz necessário e o virtual e on-line estão aí para isso”, diz Fernando.
E para que tudo isso fosse possível, uma equipe de cerca de 350 profissionais, das mais
diferentes áreas, como cabelereiros, maquiadores, fotógrafos, produtores, modelos, técnicos
em sonoplastia, iluminação, cenógrafos, entre outros, trabalham nos bastidores para produzir
os desfiles virtuais, como se eles fossem acontecer presencialmente. O Uniforms Collections foi gravado, durante dois dias, no Sesi Taguatinga, com passarela , cenários e tudo o que um desfile precisa para acontecer.
Já o Spring Collections uniu a força de dois mercados: o da moda e o de turismo, com
gravações em locais icônicos da capital federal, como Torre de TV, Foyer do Teatro Nacional,
Palácio do Buriti, Memorial JK, Concha Acústica e Museu de Arte de Brasília, mostrando que
moda e turismo podem andar de mãos dadas, no intuito de divulgar a nossa capital, não só
como a cidade de arquitetura modernista, mas, também, como um celeiro de marcas que tem
em seu DNA, os traços, as cores, linhas e formas, que tanto encantam os visitantes que vêm à
Brasília.
“Moda também é turismo, é economia criativa, é atração para negócios. Brasília é
considerada cidade criativa do design pela Unesco. É o quarto destino preferido entre os brasileiros. Ser um grande mercado de moda é constituir também um grande atrativo turístico. Agora, com a retomada da economia no pós-pandemia, a previsão de crescimento do segmento de vestuário para o segundo semestre no DF, é de 12% de acordo com balanço recente feito pelo Sindivarejista. Tudo isso favorece as estratégias e os projetos de economia criativa”, avalia a Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.
E Para viabilizar essa maratona, uma grande carreta do Senai, parceiro do evento, fará o transporte e também servirá de backstage nessa missão fashion.
O projeto COLLECTIONS BRASÍLIA é uma realização da Associação Semper Fidelis e Sindiveste, realizado com apoio da Setur- SECRETARIA DE Turismo do Distrito Fedeeral, por meio de um
termo de fomento, do Sebrae DF- Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e Financeira
BRB. O evento conta ainda com parceiros como Fibra- Federação das Indústrias do Distrito
Federal e Senai- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Instituições que investem e
entendem a importância de como um evento, deste porte, fortalece o setor, apresentando ao
público consumidor produtos com identidade, qualidade e com um bom custo-benefício.
Fotos: Studio Sartory
Saiba mais
www.collectionsbrasilia.com.br
No instagram @collectionsbrasilia
Assessoria de Imprensa: Tátika Comunicação e Produção
Kátia Turra: 61 992247294/ tatikacomunica@gmail.com/@tatikacomunica
COLLECTIONS BRASÍLIA