sábado, novembro 23

Choro Livre recebe a cantora Teresa Lopes, Iza do Cavaco e o pandeirista Gabriel Carneiro

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A noite desta quarta conta com muito samba e choro

A cantora Teresa Lopes, o pandeirista Gabriel Carneiro e Iza do Cavaco são as atrações desta quarta-feira (17) do “Choro Livre Convida”, a partir das 19h30, no Clube do Choro. Como parte do projeto Complexo Cultural do Choro, o mais ativo e tradicional regional de Brasília recebe todas as semanas músicos de destaque da cidade para um encontro eclético de gêneros e estilos.

Teresa Lopes é uma legítima representante do samba de raiz afro-brasileira e usa seu reconhecido potencial vocal para interpretar os maiores autores do gênero. Já se apresentou ao lado de grandes nomes como Almir Guineto, Dona Ivone Lara, Neguinho da Beija-Flor e Luiz Carlos da Vila.

Iza do Cavaco é uma das revelações da nova safra de instrumentistas brasilienses. Teve seu primeiro contato com o cavaquinho aos 17 anos e, depois do início como autodidata, estudou na Escola de Música de Brasília. Hoje participa de grupos de samba e choro da cidade.

Gabriel Carneiro é músico, pesquisador e professor. Começou a carreira como baterista e foi também tocador de zabumba antes de descobrir o pandeiro, que escolheu como seu instrumento definitivo. É formado em Música pela UNB e há doze anos ensina pandeiro na Escola Brasileira de Choro.

Com centenas de shows realizados ao longo dos últimos 30 anos, o Choro Livre é o mais duradouro e atuante regional da história de Brasília. Formado por Reco do Bandolim, Henrique Neto (violão de sete cordas), George Costa (violão de seis cordas), Marcio Marinho (cavaquinho) e Valério Xavier (percussão), o grupo já levou o choro da Capital a 38 países dos cinco continentes, gravou três discos e dividiu o palco com artistas como Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Hermeto Pascoal, Armandinho Macedo, Altamiro Carrilho e outros grandes nomes.

Delírio Circense traz oficinas interativas para a criançada no Piquenique Chorão

 

Todo sábado é dia da criança no Complexo Cultural do Choro. Neste 20/7, o Piquenique Chorão vai divertir toda a família com a “Circolândia”, um circuito de oficinas do grupo Delírio Circense que inclui práticas de equilíbrio, acrobacias aéreas, malabarismo, desafios mágicos e muito mais. As brincadeiras começam a partir das 11h, na área externa do Espaço Cultural do Choro.

No mesmo horário, no estacionamento 10 do Parque da Cidade, acontece o Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro. Ao meio dia, na área externa do Espaço Cultural do Choro, tem o tradicional Samba com Feijoada, com muita música e dança em torno do prato preferido da culinária nacional. A atração deste sábado é o grupo Vai Que É Samba.

Pelo segundo ano, o projeto Complexo Cultural do Choro conta com o patrocínio- master da Shell. “Um dos objetivos da Shell em seus patrocínios culturais é a preservação e a disseminação do legado da cultura brasileira”, diz Alexandra Siqueira, gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil. “Com o Complexo do Choro estamos contribuindo para manutenção e conservação da música popular brasileira através desse gênero que se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.”

Sobre a Shell Brasil:

 

Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

Confira a programação:

Dia 17/07:

19h30 – Choro Livre Convida Teresa Lopes, Iza do Cavaco e Gabriel Carneiro

Dia 20/07:

11h00 – Ensaio Aberto dos alunos e professores da Escola Brasileira de Choro (estacionamento 10 do Parque da Cidade)

11h00 – Piquenique Chorão – Circolândia do Delírio Circense (área externa do Complexo Cultural do Choro)

12h00 – Feijoada com Samba – Grupo Vai Que é Samba

 

Serviço:

Complexo Cultural do Choro de Brasília

Dia: 17 de julho (quarta-feira) e 20 de julho (sábado)

Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental

Telefone: (61) 3226-3969

Acesso livre e gratuito para Choro Livre Convida, Ensaio Aberto e programação infantil

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta