domingo, novembro 24

ARTISTA RECRIA VAN GOGH COM SUCATAS E CHEGA À EXPOSIÇÃO BEYOND VAN GOGH EM BRASÍLIA

Pinterest LinkedIn Tumblr +

O paulistano Modí Silvarolli chamou a atenção da curadoria, que o convidou para expor seu trabalho na maior exposição imersiva sobre o pintor holandês

O que era para ser apenas uma visita à exposição Beyond Van Gogh, tornou-se uma fonte poderosa de inspiração para o artista plástico Modí Silvarolli. Imerso pela obra projetada na galeria, o paulistano decidiu recriar um dos famosos autorretratos do gênio holandês.

Assim nasceu o quadro Beyond Time, cuja técnica singular substitui as prestigiadas pinceladas de Van Gogh por lixo tecnológico, materiais descartados, como chips, placas de computador, cabos, tomadas e todo tipo de parafernália eletrônica, reutilizados aqui no conceito em voga “UPCYCLING”, que reaproveita e ressignifica materiais descartados. Em Beyond Time o artista transporta uma arte do pós-impressionismo para o pós-moderno, sem perder a expressão do original.

O quadro chamou tanto a atenção da curadoria da mostra que passará a ser exposto em Brasília, junto às demais atrações da galeria a partir de 20 de setembro, oferecendo outra aproximação entre Van Gogh e a tecnologia, algo também explorado pelas projeções de última geração da exposição. A obra, exposta no Café Van Gogh, onde a visitação é gratuita, estará à venda no local.

Beyond Van Gogh

Artista plástico há 15 anos, Modí explica que a elaboração desse trabalho provocou um divisor de águas em sua carreira, sempre atrelada ao inusitado. “Antes dela, pintava com as mãos diretamente sobre placas acrílicas transparentes, a chamada pintura reversa. Mas agora confesso que senti tanto entusiasmo ao fazer esta obra que já comecei a juntar tudo que é tipo de material coletado para começar a próxima UPCYCLING ART!”, destaca.

 “Van Gogh estava além de seu tempo, por isso o nome da obra Beyond time (do inglês, além do tempo). Talvez por ele estar à frente não foi devidamente compreendido em vida. Hoje, ele é reverenciado mundialmente por sua história e principalmente por ter trazido um novo olhar artístico para a humanidade”, analisa.

A transformação resultou numa obra que não passa despercebida. Com 25 quilos e quase um metro quadrado, Beyond time possui centenas de peças cortadas, todas fixadas por parafusos, sem uso de tinta ou cola.  É perceptível a extrema dedicação que o artista teve para ressignificar as pinceladas do mestre utilizando apenas objetos rígidos, os quais foram encaixados minuciosamente até reconstruir a figura de Van Gogh. Os visitantes interessados em entender mais sobre o processo de criação da obra, através de textos, fotos e vídeos do processo, poderão acessar um QR code no local.

O paulistano celebra a honra de poder homenagear Van Gogh na maior exposição imersiva sobre o pintor. “É o meu pintor favorito. Participar de uma exposição dessa magnitude e estar junto com as obras de um grande mestre é um verdadeiro privilégio”, emociona-se. “É uma experiência estrelada”, brinca.

Beyond Van Gogh, uma Experiência Imersiva Extraordinária

Apesar de uma carreira e de uma vida curta, marcada por tropeços e desilusões, Vincent Van Gogh criou uma obra tão deslumbrante que com o passar dos anos sua importância e magnitude o transformaram em um verdadeiro patrimônio da história mundial das artes plásticas.

Depois de impressionar e encantar o público em diversos países do mundo e ser vista por mais de 10 milhões de pessoas, a Exposição Imersiva “Beyond Van Gogh” estreou em Brasília, em 4 de agosto, no estacionamento do ParkShopping.

Beyond Van Gogh

Beyond Van Gogh – Miami – RodrigoGaya.com/@Gayaman_photo/Gayaman Visual Studio

“Beyond Van Gogh” é uma viagem extraordinária e envolvente, um misto de luz, arte, cor, música e formas, projetadas no chão e nas paredes, dando ao visitante a sensação de estar dentro das obras do pintor. Para abrigá-la foi construído um enorme pavilhão de 2.500 metros quadrados no estacionamento do ParkShopping.

“Estamos muito felizes por receber Beyond Van Gogh. Brasília é uma capital modernista, admirada mundialmente por seus traços, pela sua dinâmica e pelas suas obras expostas a céu aberto. O ParkShopping está a caminho de completar 40 anos na cidade. Como um centro fomentador da cultura e da arte, receber Van Gogh em nosso espaço é uma experiência incrível, um presente para o PKS e para os brasilienses”, observa Natália Vaz, superintendente do ParkShopping.

Embalada por uma trilha sonora contemporânea, que inclui nomes como Miles Davis, Pat Metheny, John Hopkins e o vencedor do Oscar Alexander Desplat, e usando os sonhos, pensamentos e palavras do artista, a exposição conduz a uma nova apreciação do trabalho do mestre holandês e traz uma reflexão de como o artista continua influenciando e se relacionando com amantes da arte no mundo todo.

 https://open.spotify.com/playlist/0o9CxXVDyDHqZ33cNEhUp5

Vincent Van Gogh

O holandês Vincent Van Gogh (30 de março de 1853 – 29 de julho de 1890) é considerado um dos maiores artistas da história, mas teve pouco sucesso durante sua vida. Todo o seu trabalho – cerca de 900 pinturas e 1100 desenhos – foi produzido durante um período de apenas 10 anos, antes de sucumbir à doença mental, possivelmente transtorno bipolar.

Sua fama cresceu rapidamente após sua morte, especialmente após uma grande retrospectiva de sua obra em Paris, em 17 de março de 1901, organizada por sua cunhada Joanna Van Gogh, viúva de seu irmão Theo, que herdou as telas do mestre.

Várias de suas obras estão atualmente entre as mais admiradas e caras do mundo, como o Quarto em Arles (1888), Noite Estrelada (1889), Lírios (1889), Os Girassóis (1889), o Autorretrato (1889), Terraço do Café na Praça do Fórum (1888) e o Campo de Trigo com Corvos (1890), entre muitas outras.

Van Gogh foi um dos maiores influenciadores do expressionismo, um dos movimentos de vanguarda europeus que influenciaram a arte moderna mundial e, no Brasil, o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.

Ele foi também particularmente importante como influência para os artistas brasileiros, sempre apreciado pelas novas gerações por ser precursor de uma arte que comunica com emoção, uma das máximas de seu trabalho.

Presente em exposições, museus, livros, utensílios e todo tipo de objetos, a arte do pintor holandês inundou o imaginário popular, atravessou o tempo e ainda segue inspirando artistas com seu traço inconfundível.

SERVIÇO

Data:                Até 30/10/2022

Local:               Estacionamento Privado do ParkShopping

Endereço:    SAI/SO Área 6.580 – Guará, Brasília – DF

Horário:          Segunda a Sábado: 10h às 22h

Domingos e Feriados: 10h às 20h

Classificação Etária: Livre. Menores de 12 anos entram acompanhados. *Sujeito à alteração por decisão judicial.

BILHETERIA OFICIAL – SEM COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇO

PARKSHOPPING – 1° piso (em frente ao restaurante Madero e Casa Bauducco)

Endereço: SAI/SO Área 6.580 – Guará, Brasília – DF

Segunda a Sábado: 10h às 21h20

Domingos e Feriados: 14h às 19h20

LINK DE VENDAS:  https://www.livepass.com.br/artist/beyond-vangoghbrasil/

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta