terça-feira, abril 30

Projetos Sociais no CONBRAN 2018

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Projetos sociais fazem parte da programação do Conbran 2018

Iniciativas de instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor incrementam as atividades da NutriExpo,

feira que reunirá cerca de 30 participantes durante o maior congresso de Nutrição do país 

 

 Brasília, 2 de abril de 2018 – Um dos pontos altos do 25° Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2018) – que acontece entre os dias 18 e 21 de abril, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília – será a NutriExpo. O espaço contará com cerca de 30 expositores, entre instituições públicas locais e federais, bem como empresas do setor de Nutrição e organizações da sociedade civil ligadas ao tema, sobretudo na área de fomento à agricultura familiar.

Segundo Carolina Chagas, coordenadora da Comissão de Apoio Institucional e Captação de Recursos da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), foram convidados para participar da NutriExpo instituições públicas, privadas e do Terceiro Setor, que desenvolvem projetos de excelência na área de Nutrição no Brasil e, sobretudo, no Distrito Federal. Um destes convidados foi a “Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável”, que apresentará em seu estande a campanha “Rotulagem Adequada Já”. A iniciativa, chancelada pelas organizações que a compõe (entre as quais a Asbran, promotora do congresso), parte do pressuposto de que consumidores mais bem informados são capazes de fazer melhores escolhas em direção a uma alimentação mais saudável.

Carolina explica que a rotulagem nutricional de alimentos, tal como é hoje, não favorece o acesso à informação pelo consumidor. “Temos dificuldade em localizar e compreender dados que deveriam guiar nossas escolhas alimentares”, complementa a nutricionista.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, em parceria com a Asbran, levará, pela primeira vez, para o congresso uma sala de apoio ao aleitamento materno. Trata-se de uma estratégia inédita, que concede e agracia as mulheres que participam do evento, com um espaço adequado e aconchegante para fazer o aleitamento ou até o esvaziamento dos seios. Na oportunidade, as mulheres serão orientadas por profissionais especializados sobre a importância do leite e do manejo desta amamentação. O leite doado será cedido ao Banco de Leite do Distrito Federal, que é exemplo para as demais unidades da federação.

No eixo dos produtores rurais da NutriExpo, foram convidados alguns representantes de iniciativas locais, como a Desifrut, empresa de Brasília que faz a desidratação de frutas e hortaliças. “A vantagem do produto é que ele preserva a qualidade nutricional, uma vez que no processo de desidratação se perde apenas água e vitaminas voláteis, como a vitamina C”, adianta a coordenadora.

Outro empreendimento que estará presente no evento é a Naturi Alimentos, que fabrica, no DF, sucos comestíveis, com aproveitamento integral da fruta, proporcionando que as pessoas tenham, no meio da tarde, por exemplo, um lanche saudável, comendo um pequeno biscoito, que na verdade é um suco sólido. Todos os produtos estarão disponíveis para a venda ao público.

Por fim, o projeto “Comer para que” levará para o público, dentro do estande do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), as últimas ações do movimento, que é direcionado à juventude brasileira com objetivo de gerar consciência crítica sobre as práticas alimentares. Para as entidades que compõem o projeto, pensar a comida de verdade, além de seus aspectos nutricionais, é descobrir as dimensões ambiental, psicossocial, cultural, econômica e biológica do alimento.

Criado em 2014 por iniciativa do MDSA, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), entre outras instituições comprometidas com o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável, o projeto busca articular, mobilizar e promover o intercâmbio de ideias sobre a temática da alimentação com jovens e seus coletivos inseridos nos mais diversos espaços sociais e segmentos.

Tema do congresso – O tema deste ano do Conbran é “Comida: relações de afeto, tradições e direitos” e as discussões vão girar em torno da alimentação saudável como um direito para todos.

Organizado pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran) e pela Associação de Nutrição do DF (ANDF), mais de 3 mil pessoas devem participar de todas as unidades da federação, além de profissionais e pesquisadores da comunidade ibero-americana que se encontram para o V Simpósio Ibero-Americano de Nutrição Esportiva, IV Simpósio Ibero-Americano de Nutrição em Produção de Refeições e IV Simpósio Ibero-Americano de Nutrição Clínica.

A inscrição pode ser realizada por meio do site http://www.conbran.com.br/conheca-o-conbran.phpO preço varia de acordo com os lotes, mas a inscrição pode ser realizada até a véspera do evento.

 

SERVIÇO:

O que: 25º Congresso Brasileiro de Nutrição 2018

Onde: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília/DF

SDC Eixo Monumental – Lote 05 Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Ala Sul 1º Andar Brasília – DF CEP: 70070-350

Quando: 18 a 21 de abril de 2018

Informações: www.conbran.com.br

Share.

About Author

cheia de segredos - Karl jeaneth

Deixe uma resposta