quarta-feira, março 12

Grupo HEINEKEN registra 38% de liderança feminina na Vice-Presidência de Vendas e Distribuição

Pinterest LinkedIn Tumblr +

A meta é alcançar a marca de 42% até o fim de 2025; números acompanham a premissa da companhia de obter 50% de mulheres em posições de liderança em diferentes áreas até 2026

São Paulo, março de 2025 – Atualmente, 38% da Vice-Presidência de Vendas e Distribuição do Grupo HEINEKEN é ocupada por mulheres. Em 2025, a companhia totalizou 160 mulheres atuando nos cargos de liderança da área, o que representa um aumento de 5% em relação a 2023, quando havia 140 mulheres nas posições. Até o final deste ano, o objetivo é alcançar a marca de 42%. Os números refletem o compromisso com a equidade de gênero, a diversidade e a inclusão, que endossam a meta nacional de obter 50% de mulheres em posições de liderança de diferentes nichos até 2026.

O Grupo HEINEKEN atua com base em uma série de projetos especiais para promover a aceleração da carreira, a segurança e o bem-estar das mulheres em diferentes áreas da instituição. Um exemplo recente é o programa “Elas que Brilham” – que tem como foco a aceleração de carreira para mulheres que atuam em áreas majoritariamente ocupadas por homens, a fim de capacitá-las e torná-las líderes dentro do período de 12 meses.

Segundo Hugo Lehmann, Vice-Presidente de Vendas & Distribuição do Grupo HEINEKEN, a companhia reconhece o desafio considerando principalmente a predominância masculina existente na área. “Compreendemos o contexto e reconhecemos a importância de unir esforços para construir empresas mais inclusivas, diversas e igualitárias. Todas as áreas e lideranças têm a responsabilidade de atender às demandas e aproveitar as oportunidades, garantindo um ambiente seguro e acolhedor. Hoje, contamos com 8 diretoras na área de Vendas e Distribuição – um avanço significativo, considerando que, em 2019, não havia nenhuma mulher neste cargo”, destaca o executivo.

Ganhar visibilidade no setor varejista, tradicionalmente dominado por homens, ainda representa um grande desafio para muitas mulheres. Segundo o Instituto Mulheres do Varejo, aproximadamente 64% delas acreditam que, para chegar aos cargos mais altos dentro das empresas, é necessário adotar um estilo de liderança mais associado ao perfil masculino. Esse dado reforça a importância de transformar a cultura corporativa para que as mulheres possam ascender profissionalmente sem a necessidade de adaptar seu estilo de liderança a padrões historicamente masculinos. Nesse contexto, o papel dos homens como aliados é fundamental para impulsionar mudanças reais.

“Como aliado, minha missão é fortalecer a presença feminina no ambiente corporativo, contribuindo para a ocupação de espaços tradicionalmente masculinos e incentivando a conscientização sobre inclusão e diversidade. Recentemente, também participamos de um treinamento voltado à alta liderança focado em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) e ampliamos investimentos em iniciativas para impulsionar a carreira das mulheres, oferecendo programas de mentoria e capacitação para cargos de liderança. Nosso compromisso é criar um ambiente de trabalho mais equilibrado, acessível e justo para todos”, ressalta Lehmann.

Para o Grupo, além de ter o respeito e o cuidado como pilares fundamentais, incentivar que todas as pessoas possam expressar sua verdadeira identidade é um valor essencial. Para isso, a agenda de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) seguirá sempre integrada ao negócio.

Sobre o Grupo HEINEKEN

Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, Amstel Ultra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.

Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta