A editora Boitempo lança neste mês de outubro o livro As Novas Infraestruturas Produtivas, organizado pelos pesquisadores Ricardo Festi e Jörg Nowak, da Universidade de Brasília. A obra resulta de pesquisas que analisam as transformações do trabalho e do capitalismo no Brasil e no mundo, com 14 capítulos escritos por 27 autores nacionais e internacionais. Entre os colaboradores está o professor Antonio Marcos Pantoja dos Santos, do CAIC Bernardo Sayão, em Ceilândia. O lançamento da obra está previsto para ocorrer em diversas cidades e universidades do país. Em Brasília, o evento acontece no dia 17 de outubro, às 17h30, no auditório do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília.
O livro aborda temas como digitalização do trabalho, automação, inteligência artificial, e-logística, indústria 4.0, novas formas de organização dos trabalhadores, terceirização, neoliberalismo, educação e comércio eletrônico. Os autores trazem um diagnóstico detalhado, ainda que parcial, das tendências atuais do capital em relação ao trabalho, com base em diferentes metodologias de pesquisa. Também discutem a formação de uma nova classe trabalhadora e as emergentes formas de organização coletiva.
Na quarta capa, o professor Ricardo Antunes, coordenador da coleção Mundo do Trabalho, escreve que a obra revela como, utilizando tecnologia do século XXI, o trabalho muitas vezes retoma características típicas do século XIX, sob o disfarce da modernidade.
SERVIÇO
Lançamento do livro As Novas Infraestruturas Produtivas
Data: 17 de outubro (quinta)
Horário: 17h30
Local: Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília