quinta-feira, setembro 19

Lô Borges e Beto Guedes celebram os “50 Anos da Música de Minas”

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Parceiros de longa data, os músicos se reencontram para reviver o espírito do Clube da Esquina em uma noite de pura magia no Centro de Convenções Ulysses

 Em uma comemoração significativa de suas carreiras, os artistas Lô Borges e Beto Guedes, figuras centrais no desenvolvimento da música brasileira, estão celebrando 50 anos de contribuição à MPB com uma série de shows especiais pelo país. Em Brasília, eles se apresentam no dia 28 de setembro, no auditório Máster do Centro de Convenções Ulysses, em uma noite que promete ser repleta de emoção com esses grandes músicos, figuras centrais do movimento Clube da Esquina, que entre tantos clássicos, resultou em um cultuado disco batizado pelo mesmo nome.

Vale destacar que cada artista fará uma apresentação solo, tocando seus maiores sucessos, mas é fato que o ápice da noite será o encontro de ambos no palco, momento em que Lô Borges e Beto Guedes farão uma canção juntos, oferecendo uma experiência única ao público presente, que já pode garantir seus ingressos no site da Bilheteria Digital.

O Clube da Esquina

Surgido na década de 1960, em Minas Gerais, o Clube da Esquina foi um dos movimentos mais extraordinários da música brasileira, trazendo em suas experimentações sonoras a fusão de diferentes gêneros à MPB (Música Popular Brasileira), jazz, rock, bossa nova, além de influências de música latina e barroca. O núcleo do movimento incluiu nomes como Milton Nascimento, Lô Borges, Márcio Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso e Toninho Horta. A música do grupo muitas vezes refletia as paisagens, a cultura e as questões sociais de Minas Gerais, criando uma identidade única no cenário musical brasileiro.

O nome “Clube da Esquina” também batiza o álbum duplo de mesmo nome, lançado em 1972, que teve como colaboração principal Milton Nascimento e Lô Borges, mas contou com a participação de diversos outros músicos do movimento, como Beto Guedes, que colaborou como músico em todas as canções. Recentemente foi considerado o “melhor álbum da MPB de todos os tempos”, em votação realizada entre mais de 250 especialistas, destacando-se pela inovação, complexidade e beleza das harmonias e letras de suas músicas. O álbum também foi eleito o nono melhor de todos os tempos no ranking da revista norte-americana “Paste magazine”, que o definiu como “retumbante e único. O texto da revista ainda destaca “a felicidade tropical” da música “Cais”, a “bossa nova” de “Clube da Esquina nº 2” e o samba de “Os Povos”. O Clube da Esquina é um marco musical e consolidou a reputação de Borges e Guedes como artistas vanguarda.

Lô Borges

Lô Borges é um dos mais influentes compositores e cantores nacionais, cujo papel na criação do Clube da Esquina e sua carreira subsequente solidificaram seu status como uma das figuras mais importantes da MPB. Conhecido por seu estilo que combina MPB, rock, bossa nova e elementos de folk e música psicodélica, ele também é um talentoso guitarrista, com um estilo característico que mescla acordes inovadores e uma sensibilidade melódica apurada. Em 2005, Borges recebeu um prêmio Grammy Latino na categoria de “Melhor Álbum de Música Popular Brasileira” pelo álbum “Rio da Lua”. No ano passado (2023), foi indicado ao prêmio de “Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa” pelo trabalho “Não me Espere na Estação”. Além dos álbuns icônicos “Clube da Esquina” (1972), “Lô Borges” (1972), que traz um tênis na capa, “A Via Láctea” (1979) e “Nuvem Cigana” (1981), o artista segue compondo e lançando anualmente novos álbuns inéditos, como o mais recente, “Tobogã”, de agosto de 2024.

Beto Guedes

Beto Guedes, mineiro de Montes Claros, é um dos grandes nomes da música brasileira. Vindo de uma família de músicos, destacou-se no métier ainda jovem, tocando em bandas de rock antes de se aproximar do pessoal que formaria o Clube da Esquina. Multi-instrumentista, compositor, cantor e letrista, sua música é marcada pela fusão de MPB, rock, folk e elementos regionais, com uma sonoridade suave e melódica. Dono de um timbre suave e emotivo, Guedes é conhecido por suas melodias refinadas, harmonias sofisticadas e letras poéticas, em canções que abordam o amor, a natureza e a espiritualidade, como “Sol de Primavera“, “Feira Moderna” e “O Sal da Terra“. Entre seus álbuns mais importantes estão “A Página do Relâmpago Elétrico” (1977), “Amor de Índio” (1978), “Sol de Primavera” (1979), “Contos da Lua Vaga” (1981) e “Alma de Borracha” (1986). Guedes segue emocionando o público com sua sensibilidade e beleza atemporais, sendo uma referência musical.

Serviço:

Lô Borges e Beto Guedes – “50 Anos da Música de Minas”

Data: 28 de setembro (sábado)

Horário: 21h30

Local: Centro de Convenções Ulysses – Auditório Máster

Classificação Indicativa: 14 anos

Para outras informações, estou à disposição.

Share.

About Author

Avatar photo

Gaúcho de nascimento, brasiliense de coração. Economista, 25 anos, amante de viagens e gastronomia. Instagram: @davirezende__

Deixe uma resposta