sábado, novembro 23

Experiências ao vivo: estratégia de marketing impacta consumidores e destaca marcas

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Especialistas explicam como as empresas estão cativando audiências e reinventando o branding por meio de ativações sensoriais
No cenário atual de marketing, onde a saturação das mídias tradicionais desafia as marcas a se destacarem, as experiências ao vivo têm se tornado uma estratégia poderosa para engajar o público e fortalecer a identidade das empresas. Essas vivências sensoriais vão além de cativar os sentidos, mas também deixam uma impressão duradoura na mente dos consumidores, reverberando para além do evento em si.
 

Segundo Nath Rezende, uma das sócias da Capsula, empresa brasiliense focada em inteligência criativa, a interatividade desempenha um papel fundamental em ativações de marca ao vivo, permitindo que os participantes se envolvam e compartilhem suas experiências. “Essa interação não apenas amplifica o impacto da experiência, mas também facilita a disseminação orgânica da mensagem da marca, seja através das redes sociais ou do boca a boca.”

 

Mas, para uma experiência ao vivo ser efetiva, é essencial que ela seja marcante e memorável. “Além da conexão com o público e a marca, a inclusão de elementos como pontos de foto atrativos garantem que a experiência deixe uma impressão duradoura, ultrapassando ainda os limites do espaço e do tempo do evento”, acrescenta Cami Gomes, também sócia da empresa.

 

 

A adaptação de experiências de marca ao vivo para diferentes públicos-alvo requer também uma compreensão profunda da interseção entre o público do evento e os segmentos desejados. “Ao oferecer múltiplos pontos de contato dentro do espaço, as marcas conseguem atingir efetivamente uma ampla variedade de audiências”, explica Letícia Bethlem, que também faz parte do quadro societário da Capsula.
Posicionamento eficiente
Uma estratégia de branding eficaz para ativações de marca ao vivo começa com uma compreensão clara da jornada do cliente e dos objetivos da marca. “Ao alinhar todos os pontos de contato com a identidade da empresa, as ativações se tornam oportunidades poderosas para reforçar a imagem da empresa”, garante Rezende.
Embora as experiências ao vivo tenham o potencial de deixar um impacto duradouro no reconhecimento da marca, isso só é possível quando estão alinhadas com o DNA do negócio e a jornada do cliente. “Os principais desafios ao desenvolver uma ativação que seja consistente com a imagem da empresa são não se render a soluções que são óbvias e genéricas, só porque funcionam, como photopoint de asa, foto 360, entre outras”, ressalta Rezende.
 

“Trazendo um evento de dentro da Capsula, criamos o Jardim da Fragrâncias – O Boticário no último trimestre de 2023. Nele, tinha o Labirinto de Floratta, onde exaltamos as fragrâncias de Floratta, criando uma experiência olfativa para dentro da maior feira de flores do Brasil, trazendo o cliente para o centro da ação levando-o a conhecer/descobrir o Floratta que mais tinha a ver com ele. Finalizando a experiência com o brinde aromatizado com sua fragrância preferida, foi muito eficaz e eficiente”, conclui Bethlem.

Sobre a Capsula
A empresa brasiliense vem redefinindo os limites da criatividade desde sua concepção há quatro anos. Sob o lema “Na CAPSULA você vira assunto”, a empresa de inteligência criativa vem se destacando em Brasília com o objetivo de não ser uma agência, mas sim uma criadora de projetos, encapsulando ideias e as transformando em realidade, sem se prender ao convencional.
Sob comando dos empresários Cami Gomes, Daniel Garcia, Letícia Bethlem, Nat Rezende e Thalisson Mesquita, profissionais de arquitetura, publicidade e design, a ideia é transformar marcas e projetos em uma verdadeira conversa. Conhecidos como “CAPS”, os cinco especialistas trazem uma rica experiência trabalhando com marcas renomadas e eventos de destaque em todo o país, como Mané Mercado, Casa Almeria, Modesto e Festival Micarê em Brasília, além de marcas nacionais com ativações para Heineken, Coca-Cola, Spaten, Corona, Chivas, Absolut, Beefeater, Jose Cuervo Chandon, Budweiser, Ifood.

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cheia de segredos - Karl jeaneth

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