segunda-feira, setembro 30

Dia dos Namorados e vinho: a escolha certa!

Pinterest LinkedIn Tumblr +

Sommelier do Oba Hortifruti, Diego Soares, dá dicas de rótulos para harmonizar no encontro a dois

Dia dos Namorados é para comemorar o amor, e a ocasião merece um brinde. E, nada mais perfeito para um encontro a dois do que degustar um bom vinho. O sommelier do Oba Hortifruti, Diego Soares, afirma que há rótulos para todas as situações. “O vinho é a escolha certa nessa ocasião tão especial”, garante.

Diego lembra que os tintos são os preferidos para celebrar a data, mas há várias opções que podem combinar com cada momento.

Brancos, rosés e tintos leves são ótimos para o fim de tarde

Tintos de médio corpo para a noite

Dia dos Namorados e vinho

“Os brancos caem bem como aperitivos e também para acompanhar saladas, aves e peixes. De coloração especial, os rosés são leves e combinam com peixes e frutos do mar, sejam crus ou cozidos”, indica o sommelier.

Com o clima de outono e de romance, um fondue é perfeito para uma noite a dois. Diego ensina como escolher os vinhos para acompanhar o prato.

Brancos para queijos macios

Tinto para queijos mais duros ou defumados

Tinto leve para carnes magras

Tinto com mais corpo para carnes com mais marmoreio

Para o fondue de chocolate com frutas, a dica é servir um vinho do porto ou tinto seco de médio corpo (syrah ou touriga nacional).

Para combinar tanto com o fondue de queijo como o de chocolate, o sommelier indica o Ravasqueira Lagar. “É um vinho que tem um perfil moderno e estagiado em barrica de carvalho americano. A elegância que traz contrasta bem com a força das notas abaunilhadas e de moca. é um vinho com muita fruta vermelha e que busca a intensidade máxima em cada momento.”

A preparação queijo e vinho também é muito apreciada na noite dos namorados. Diego indica o Ravasqueira Syrah para acompanhar gouda e estepe. “De cor grená escura e densa, tem grande impacto e equilíbrio entre as notas de frutos preta madura, ameixa e figo e notas de estágio em madeira”.

Para meia cura e parmesão, Ravasqueira Touriga nacional. “De cor leve violeta, densa escura, tem um perfil nobre e intenso com as notas de cedro e caruma em destaque. Na prova, é cheio, muito fresco e elegante, com grande ataque com taninos finos e um final cheio de frescura viva. Tem notas de ameixa e amoras não muito maduras”.

Para surpreender e deixar a noite ainda melhor, nada como um vinho de presente. “Para os básicos, um Ravasqueira reserva ou Rutini reserva, e para quem quer inovar, Francesco Rutini gran reserva malbec ou cabernet sauvignon”, lista Diego.

A Adega Oba oferece 350 rótulos, 250 deles exclusivos, e tem 85% de importação própria, além de contar com um especialista para orientar na hora da escolha.

 

Share.

About Author

cheia de segredos - Karl jeaneth

Deixe uma resposta