Líder em Mim é um dos métodos usados pela instituição para ampliar as competências emocionais dos alunos, no que diz respeito à educação socioemocional. A escola possui também uma certificação de destaque, que segue parâmetros da BNCC, para observar o desenvolvimento e a aplicação das aprendizagens
Muito se fala sobre a importância da educação socioemocional nas salas de aula. Na teoria, significa dizer que é o desenvolvimento de habilidades e atitudes necessárias para que a criança consiga entender e gerir suas próprias emoções. O que antes era um diferencial agora é requisito básico nos currículos escolares, de acordo com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
De acordo com a diretora pedagógica do ensino infantil e fundamental anos iniciais do Colégio Seriös, Vanessa Araújo, desenvolver habilidades socioemocionais significa saber lidar com emoções em benefício próprio e do outro.
“A essência está em conciliar o aspecto emocional ao racional do cérebro, controlando as emoções negativas, que, muitas vezes, são responsáveis por comportamentos destrutivos”, explica a diretora pedagógica.
Preparar as crianças para o mundo não necessariamente é uma tarefa difícil, contudo, requer qualificação e comprometimento do corpo docente, além da participação ativa dos pais. Como eles não tiveram educação socioemocional no passado, é importante que entendam essas competências para ajudar, também, no amadurecimento dos filhos.
Os pilares da educação socioemocional são autocontrole, automotivação e empatia, somados ao conhecimento das próprias emoções e o estabelecimento das relações interpessoais. “Sem sombra de dúvidas, é importante que a criança aprenda a ser antes de ter”, aconselha Vanessa.
No Colégio Seriös, a proposta pedagógica sempre foi focada no desenvolvimento integral do ser humano. Lá são adotados dois métodos bem-sucedidos para aplicar as novas competências, sendo eles: o programa Líder em Mim, baseado no livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, de Stephen Covey, cujas aulas são semanais; e o segundo, trata-se de uma certificação para alunos que vierem a se destacar, a partir das habilidades valorizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“A ideia aqui não é criar um espírito de disputa entre os alunos, mas sim, observar o desenvolvimento e a aplicação das aprendizagens para poder mapear os pontos frágeis e fortes, e aí rever as estratégias. Entendemos que toda aprendizagem é processual e contínua”, pontua.
SERVIÇO:
Colégio Seriös
SGAS 902, BL. C, LT. 75, Asa Sul
Telefone: (61) 3049-8800
Sobre o Colégio Seriös – Há oito anos no mercado de Brasília, a instituição de período semi-integral faz parte de um ecossistema de aprendizagem múltipla e humanista para todas as fases escolares. A proposta pedagógica inclui atividades de Arte, Cultura e Tecnologia (ACT), mescladas às demais disciplinas, que visam a aquisição de competências e o desenvolvimento de habilidades indispensáveis para a formação integral. O objetivo é proporcionar uma visão humanista e omnilateral para a formação integral de cidadãos conscientes de suas escolhas.
ASSESSORIA DE IMPRENSA – COLÉGIO SERIÖS
Proativa Comunicação
Contatos: Nayara Sousa (61 99234-3080) / Flávio Resende (61 99216-9188)
Tel.: (61) 3242-9058/2845